No mês passado a Escola EE Dr. Thomas Alves localizada na Rua Antônio Prado, viveu um momento diferente da rotina de aulas. A briga de três alunas invadiu as redes sociais e foram manchetes na mídia televisiva.
Tudo começou quando uma das alunas agrediu pelas costas uma colega de sala de aula. A violência assustou professora e alunos que nada fizeram para deter, ou apartar a confusão.
O pai da estudante agredida, Vanderlei Massarella após fazer o boletim de ocorrência, criticou a diretoria escolar pelas providências que não foram tomadas durante e após o ocorrido, e lamenta que a escola só se pronunciou após o problema ter sido divulgado pelo Jornal Local e por outras mídias da região.
“Hoje minha filha se sente um pouco mais tranquila dentro da sala de aula, mas continua na mesma classe que suas agressoras. Com o boletim de ocorrência, já tenho representatividade, e vou entrar com um processo contra a escola, por não ter dado a devida assistência a minha filha, pois o fato ocorreu dentro da sala de aula. Acredito que a escola é responsável sim, por todos que estão lá”, relata Vanderlei Massarella.
A redação do Jornal Local entrou em contato com a Diretoria de Ensino, e fomos informados que a situação já foi resolvida com uma reunião entre a diretoria escolar, e as alunas e seus pais, na qual as questões foram resolvidas e sanadas. “Nenhuma aluna foi expulsa, apenas advertida pelo ocorrido, e essa é a primeira vez que acontece um caso de violência em escolas na região. Um episódio pontual e específico, que a escola tomou as providências devidas junto às alunas e suas famílias”, relata Norma K.de Oliveira Rogeri, supervisora da unidade escolar na Diretoria de Ensino Leste.
A violência é um problema social que está presente em nossa sociedade, e agora entrou de vez no currículo escolar, se manifestando de diversas formas e atrapalhando o processo educativo. Nas escolas, as relações do dia a dia deveriam traduzir respeito ao próximo, através de atitudes que levassem à amizade, harmonia e integração das pessoas, visando atingir os objetivos propostos no projeto político pedagógico da instituição.