O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, tem uma base da Polícia Militar sendo montada. Diante disto, depois de seis meses da desativação da sua base, em julho de 2011, a PM volta a ter um posto fixo no aeroporto.
A expectativa para inauguração do novo espaço, de acordo com a instituição, é de que seja no dia 12 de fevereiro.
Os policiais militares voltaram a realizar rondas no saguão de Viracopos na segunda quinzena de dezembro, após uma casa de câmbio ser assaltada.
A Polícia Federal aprovou o reforço da segurança e anunciou a ampliação de sua base operacional.
O novo posto policial, segundo o major PM Marci Elber, será na sala onde ficava a Agência Nacional de aviação Civil (Anac), localizada no saguão de passageiros, próximo aos guichês das companhias aéreas.
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) deve concluir a reforma do local nos próximos dias.
A sede terá a identificação da corporação e ao menos um PM para realizar atendimento. Elber explicou que desde a segunda quinzena de dezembro o trabalho que a PM realiza nas áreas comuns do aeródromo são realizadas de forma emergencial, pois é necessário que governos estadual e federal firmem convênio.
A falta do acordo entre os governos causou o impasse em julho passado, quando a PM deixou de atuar no aeroporto. O major informou que novo convênio está em estudo.
“Assim ficará mais ajustado e claro a quem cabe a responsabilidade de cada ação”, explicou. Segundo ele, falta um espaço adequado para que viaturas da PM possam estacionar, mas todos esses detalhes serão definidos após a formalização do convênio.
“Se não podemos parar após as rondas, isso facilita a ação de pessoas mal-intencionadas”, disse.




