28.9 C
Campinas
quinta-feira, setembro 19, 2024

Você é lutador ou guerreiro?

Data:

guerreiroA vida seria um  olimpo ou templo? Nossa personalidade é animalesca a ponto de morrer por um objetivo, ou calma, capaz de suportar o peso de uma derrota em sintonia com a divindade?

         Devemos investigar em plenitude nosso intimo e nosso ímpeto perante a existência.Somos da mansidão de um oriental ao ver a imensidão do oceano ou somos  de uma inquietação  desenfreada quantos surgem os desafios.

         Não somos nós que escolhemos as batalhas; elas aparecem dentro das circunstancias vivenciais com seu repertório infinito e grau de dificuldades variáveis.

         Perseguir metas é  o roteiro do lutador. Conquistar é a índole do guerreiro. As duas palavras- lutador e guerreiro- no meu contexto existencial não são  sinônimas.

         Lutador é ir para luta com espírito desarmado. Guerreiro é auto superar e buscar a vitória, não a qualquer jeito, mas num único jeito, proporcionado pelo estreito espaço onde infiltramos a ação possível.  

         Lutador é ir para luta contaminado pela raquítica impulsão interior. Guerreiro é superar os obstáculos como uma alma em sintonia com a racionalidade.

         Lutador é ser atirador com uma bala só e de um único jeito. Guerreiro é puxar o gatilho quando estiver próximo do alvo e tentar varias maneiras até acertar, tendo a paciência de um monge.

         Lutador é acreditar em dádivas e sortes no sucesso humano. Guerreiro é acender a labareda e impulsionar sua potencialidade máxima, construindo um teto para proteger das possíveis tempestades.

         Lutador é pensar em vitórias virtuais habilitando a mente com artifícios imaginados, sem perceber o grau de dificuldades das coisas. Guerreiro é ir para luta ciente de seus obstáculos, mas nem por isto recuar perante os conflitos.

         Lutador é parar na primeira vitória ou na primeira adversidade. Guerreiro é compreender que na existência não existe campeonato invicto, mas lutar cada batalha com a intensidade como se fosse única.

         Lutador é ser portador das armas desarmadas. Guerreiro é ser construtor de seu próprio arsenal de guerra.

         Achamos que o lutador é o degrau debaixo do guerreiro. Subir depende de sua vontade intima, pois no degrau de cima estão os meus inertes sonhos prontos para serem acionados pela valentia de uma manhã saudável.

         Eu aprendi a desaguar minhas utopias em receptáculos infinitos, pois do meu intimo saem  braçadas imensas; nunca traço meta final, porém acredito imensamente que limitar metas é criar desânimos e nadar sem elas é ir bem além de nossas potencialidades. A sua não limitação não quer dizer nadar sem destino, quer dizer, sim, nadar com astúcia e determinação.E antes de chegar na praia, em alto mar, sozinho como timoneiro sobre os comandos das estrelas mim acho como Napoleão quanto à guerra; é comigo mesmo.

  JUAREZ ALVARENGA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Crônicas

  Leia aqui as melhores crônicas do jornalista Pedro Bondaczuk http://pedrobondaczuk.blogspot.com.br/    

Artimanhas do acaso

  O acaso é useiro e vezeiro em nos aprontar...

A velha louca

A “velha louca”  Pedro J. Bondaczuk “A memória é uma velha...

O maior dos poderes

Pedro J. Bondaczuk Há, porventura, algum poder infalível que consiga...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363