Balanço da Secretaria aponta que neste ano 1,1 milhão de estudantes frequentaram teatros, museus e institutos de arte frente a 676 mil em 2010
- Foto: A2 Fotografia/Milton Michida
A Secretaria da Educação do Estado vai fechar o ano com 1.134.735 alunos da rede estadual participantes do programa de incentivo à cultura. O número é 67,7% maior do que as participações em 2010, quando foram 676.800 estudantes. Na região de Campinas, foram 173,2 mil estudantes, uma média de 866 por dia letivo. Por meio do projeto, crianças, jovens e adultos são levados a museus, teatros, pinacotecas, exposições de artes e espetáculos da dança. Muitos frequentam estes espaços pela primeira vez.
O Programa é chamado Cultura é Currículo, realizado em parceria com a Fundação para o Desenvolvido da Educação (FDE), órgão da Secretaria. A iniciativa possibilita que alunos do Ensino Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) tenham acesso às programações, em visitas monitoradas e que viram aliados do processo de aprendizagem. O transporte e a alimentação dos estudantes são oferecidos pela Secretaria.
Todo mês, as vagas são disponibilizadas às 91 diretorias regionais de ensino que fazem a distribuição para as escolas, responsáveis pela organização das visitas. Somente em 2013, o investimento foi de R$ 34 milhões e para o ano que vem a proposta é ampliar ainda mais as atividades.
“Ao promover acesso a esta diversidade de bens culturais, oferecemos aos alunos não apenas uma nova forma de aprender conteúdos importantes, mas, sobretudo, propiciamos uma experiência transformadora, que amplia as referências e o olhar sobre o mundo”, afirma Claudia Rosenberg Arantangy, diretora de Projetos Especiais da FDE.
Além das visitas culturais, a Secretaria também leva produções cinematográficas para as unidades de ensino, usadas para auxiliar nas aulas de várias disciplinas. Por meio do programa Cinema Vai à Escola, a Pasta adquiriu 57 filmes em DVD de diferentes títulos contemporâneos e antigos, distribuído para 4.030 escolas, contribuindo com a bagagem cultural de 1,8 milhão de estudantes do Ensino Médio. Para ampliar o programa, as escolas receberão, no próximo ano, 16 novos títulos.





