Mais de 75,6 mil contribuintes de Campinas utilizaram até o momento o atendimento virtual da Prefeitura. A ferramenta implantada no final de 2022 com o webchat e ampliada, em agosto deste ano, também tem atendimento pelo whatsapp. As novas ferramentas são bem avaliadas pela maioria dos usuários. Dos que responderam a pesquisa ao final do atendimento, 45% acharam o atendimento eletrônico excelente e 31% avaliaram como bom. Já o atendimento humano foi considerado excelente por 73% e bom por outros 17%. O whatsapp, pelo número 19 99441-4730, foi a alternativa escolhida por 1.566 pessoas.
Outro dado interessante é que a grande maioria dos contribuintes conseguiu sanar suas dúvidas no atendimento eletrônico, ou seja, sem interação de um humano. Segundo o diretor de Cobrança e Controle de Arrecadação, Alessandro Domingues, o chatbot é uma ferramenta disponível 7 dias por semana. “Muitas pessoas precisam esclarecer uma dúvida ou emitir um documento no fim de semana e agora há essa possibilidade. A única diferença é que nos fins de semana e feriados o atendimento é 100% eletrônico, ou seja, sem interação humana”, disse.
De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, além das opções já pré-definidas também há a possibilidade de falar com um atendente, caso a dúvida não seja resolvida.
Serviços que estão disponíveis
Os serviços mais acessados pelo chatbot são o demonstrativo de débitos e a emissão de guias de IPTU. As principais dúvidas dos contribuintes que solicitam conversa com um humano são referentes ao ISSQN e informações sobre débitos existentes.
O chatbot e o atendimento pelo whatsapp podem ser acessados pela página da Secretaria de Finanças (https://portal.campinas.sp.gov.br/servico/chat-secretaria-de-financas) ou diretamente pelo telefone 19 99441-4730.
Pelo chatbot, os contribuintes têm informações sobre IPTU, ISSQN, TFA, Demonstrativo de Débito, guia de pagamento de IPTU, Taxa de Lixo, certidões, entre outros.
Outras formas de atendimento
A Secretaria de Finanças também disponibiliza outras formas de atendimento ao contribuinte: Porta Aberta (Paço Municipal e postos do Agiliza Campinas), telefone (19 3755-6000), e-mail (sac@campinas.sp.gov.br).
Outro canal, no caso do ISSQN, é o SIAC, disponível para assuntos relacionados à Nota Fiscal de Serviços Eletrônica de Campinas – NFSe Campinas, alteração/abertura/encerramento de inscrição mobiliária de pessoa jurídica (DIC de Pessoa Jurídica) e DIC de Obra (pessoa física ou jurídica). O endereço de acesso é o https://issdigital.campinas.sp.gov.br/atendimento/.