Os moradores de Sousas e Joaquim Egídio ganharam uma opção diferente de cinema para a região. Trata-se do Tercine, terça de cinema, realizado no quintal da Assuma (Associação para Sustentabilidade e Meio Ambiente), na Rua Doutor Heitor Penteado, em Joaquim Egídio. Com entrada franca e ao ar livre, a primeira parte do projeto Tercine exibe filmes do Oriente Médio.
A intenção do projeto, que tem nome inspirado em antigo cinema de Joaquim Egídio, é trazer uma programação recheada de filmes que fogem da grade convencional do circuito comercial. Depois de cada sessão, há uma roda de conversa proposta pelos organizadores. Os presentes contam o que acharam do filme e debatem a importância e as interpretações da exibição.
As sessões acontecem na primeira e terceira terça-feira do mês. A capacidade é de 40 pessoas e pode ser aumentada, segundo a presidente do Assuma, Sandra Marques. “As sessões têm contado com média de 20 pessoas, sem nenhuma publicidade. Se precisar, aumentaremos”. Bebidas e comidas são cobradas a parte. O cardápio varia de acordo com a temperatura.
Aberto desde abril, o Tercine tem conquistado admiradores a cada sessão. Muitos já estão “batendo ponto” no local, como a engenheira agrônoma Cláudia Gusmão. “Soube que há anos atrás havia um projeto em Joaquim Egídio chamado Cine Cuscuz onde os moradores além de assistirem filmes na praça da igreja levavamcuscuz feito em casa e compartilhavam apos o filme. Não peguei esse tempo, mas agora na Assuma temos essa oportunidade de nos reunir com os moradores e amigos afins para desfrutar de um ambiente agradável e assistir a filmes que não passam em salas comerciais. Vale muito a pena esse entretenimento por aqui”.
O Tercine é uma das diversas atividades culturais da Assuma em busca de eventos alternativos para a região. O local ainda faz oficinas para resgatar os saberes e os sabores tradicionais do distrito e saraus com artistas regionais nas sextas-feiras.