11.9 C
Campinas
sábado, julho 5, 2025

Inflação anual desaba para 3,94%, a menor em quase três anos

Data:

Entre as quedas, as frutas caíram 3,48%, o óleo de soja, 7,11%, e as carnes, 0,74%. Foto Tania Rego/Agencia Brasil

 

 

Mês a mês, as medidas anticíclicas adotadas pelo governo Lula têm produzido resultados positivos na economia. Nesta quarta-feira (7), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio confirmou uma tendência de forte desaceleração, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice fechou em 0,23%, ante a 0,61% registrado em abril e, novamente, surpreendeu analistas do mercado, que projetavam uma inflação de 0,33%. No acumulado de 12 meses, o índice, de 3,93%, é o mais baixo desde outubro de 2020.

Segundo o IBGE, a queda foi fortemente impactada pelo setor de Transportes, que apresentou queda de 17,73% nos preços das passagens aéreas, 5,96% no óleo diesel e de 1,93% na gasolina.

Os alimentos também tiveram papel importante na desaceleração geral do IPCA. O índice do grupo Alimentos e Bebidas desabou de 0,71% em abril para 0,16%. “Trata-se do grupo com maior peso no índice, o que acaba influenciando bastante no resultado geral”, destacou o coordenador do levantamento, André Almeida. Entre as quedas, as frutas caíram 3,48%, o óleo de soja, 7,11%, e as carnes, 0,74%.

 

Aumenta a pressão para o BC reduzir juros

Com uma inflação anual muito próxima do centro da meta (3,25%) e completamente dentro do teto (4,75%), analistas revisaram as projeções da inflação anual de 4,69% para 4,60%. Ao mesmo tempo, a expectativa de agentes do mercado é  que a inflação no acumulado de 12 meses deve cair para 3,5% em junho.

Logo após o anúncio, os juros futuros também apresentaram queda, com a taxa do contrato de depósito interfinanceiro (DI) para janeiro de 2024 operando em queda de 13,128% para 13,075%. 

Combinados, os dados tornam quase impossível para o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, justificar a taxa de juros praticada pela instituição, hoje estacionados em 13,75% desde agosto de 2022.

“Mais uma notícia boa e a gente esperando Campos Neto agir”, cobrou a presidenta Nacional do PT, Gleisi Hoffmann, pelo Twitter. “Dá pra ver que a decisão sobre os juros é política. Homem de Bolsonaro e Paulo Guedes quer interditar o desenvolvimento do Brasil”, disparou.

IPCA confirma boas notícias na economia

A despeito do entrave ao desenvolvimento deliberadamente causado por Campos Neto, sobretudo no setor industrial, o IPCA de maio veio na esteira das boas notícias anunciadas na semana passada, conferindo novo fôlego à atividade produtiva.

Como o IPCA, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), aferido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou deflação de 1,84% em maio. A queda foi mais forte do que a de abril, quando foi registrada deflação de 0,95%.

Não é só. No primeiro trimestre, o PIB registrou alta de 1,9%, surpreendendo analistas, que esperavam uma alta de 1,3% sobre o quarto trimestre de 2022. Com isso, até o Ministério da Fazenda refez projeções de crescimento do PIB em 2023, de 1,6% para 1,9%. Há apenas dois meses, o mercado falava em 0,8%.

Na mesma linha, o desemprego ficou em 8,5% no trimestre sazonal encerrado em abril, a menor taxa desde abril de 2015. Só no mês de abril, o saldo de empregos formais foi 180 mil vagas criadas, comprovando um processo de queda da informalidade no país.

Da Redação do PT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Hackers exploram falhas em sistema e desviam R$ 800 milhões do sistema financeiro brasileiro

Um Pix atípico de R$ 18 milhões realizado às...

Mercosul e EFTA concluem negociações de Acordo de Livre Comércio e amplia oportunidades de exportações

O anúncio encerra um processo de negociações iniciado em...

Bancos passam a checar dados do Pix com Receita Federal para evitar fraudes

A partir desta terça-feira (1º), entra em vigor uma...

Ciesp alerta que alta dos juros impacta a geração de empregos para mais de 60 milhões de brasileiros

Rafael Cervone, presidente do Centro das Indústrias do Estado...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade