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sexta-feira, maio 9, 2025

Campinas inicia teste de coleta de lixo com caminhão 100% elétrico a partir desta terça-feira

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A Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Campinas iniciou o teste de coleta de lixo com um caminhão 100% elétrico a partir desta terça-feira, 3 de setembro, no período da tarde. O veículo circulará na região central e recolherá o lixo dos contêineres, por meio da coleta mecanizada. Caso necessário, também de forma manual. Inicialmente, o veículo será utilizado por seis meses e depois será feita uma avaliação de como foi o uso desta tecnologia para a limpeza urbana. O caminhão, do consórcio Campi Ambiental, responsável pela coleta de lixo na cidade, foi colocado na Praça José Bonifácio, em frente à Catedral Metropolitana, no Centro, para demonstração.

O caminhão é um eT8, da fabricante BYD, modelo já testado em outras cidades, como São Caetano do Sul e Rio de Janeiro. O veículo tem o compactador instalado, com capacidade de transportar 8 toneladas de resíduos. A principal vantagem é que o caminhão elétrico deixa de emitir 82 toneladas de gás carbônico por ano, quando comparado a outro movido a combustão. Isso equivale ao plantio de cerca de 550 árvores.

O secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explica que outra vantagem do caminhão elétrico, além de não emitir gases poluentes prejudiciais ao meio ambiente, é não fazer barulho. No período de teste, o uso deste caminhão elétrico não terá custo adicional para a Prefeitura.

“Nós vamos avaliar por um período estimado de seis meses para ter a documentação e tomar as decisões sobre o caminhão do ponto de vista econômico, financeiro e ambiental. Queremos ter uma noção mais concreta do que representa a operação com o caminhão. Precisamos conhecer como será a recarga da bateria, a capacidade operacional, o tempo de utilização e o uso de energia. Inicialmente, nós vamos trabalhar na área central e no centro expandido porque é uma área que tem muitos resíduos. Entre as vantagens do caminhão elétrico é que, no ano, consegue evitar a emissão de 82 toneladas métricas de gás carbônico na atmosfera. Isso equivale a 550 árvores o ano inteiro absorvendo o gás carbônico da atmosfera. Também tem a questão do silêncio do veículo. Não é um caminhão barulhento como o convencional”, destaca o secretário Paulella.

O diretor do consórcio Campi Ambiental, Eduardo Camargo, explica que o caminhão é carregado na sede da empresa. Leva cerca de 6 horas para completar a carga total. Depois, o veículo tem autonomia de aproximadamente 6 horas de uso. “As vantagens é que o veículo não emite poluentes, um grande avanço sob o ponto de vista ambiental. Outro ponto positivo é que este veículo é mais silencioso em relação ao convencional. Isso é importante especialmente na coleta no período noturno, em que as pessoas se incomodam com o barulho do caminhão”, comenta. Outro diferencial dos veículos elétricos são os freios regenerativos que, em declive, geram automaticamente energia para a bateria


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