O empresário Nelson Cayres, morador de Joaquim Egídio reuniu cerca de 50 pessoas na inauguração da sua Capela em homenagem a Maria Madalena. O evento aconteceu no dia 7, na sede da fazenda. O projeto levou quase três anos para ficar pronto e envolveu muitos trabalhadores da região.
“Para quem participou dessa construção, ver tudo pronto tem um significado muito especial”, conta Nelson Cayres.
A primeira missa foi celebrada pelo pároco da Igreja de Sant´Ana Paulo César Gonçalves Ferreira.
Para a decorar o santuário, o empresário buscou artistas da região, Algumas imagens religiosas vieram de Portugal e da França. “Sou extremamente grato a Deus por estar fazendo parte desse projeto, porque é muito recompensador. Só tenho a agradecer. O quanto eu puder entregar para a comunidade católica uma capela bem feita é isso que nós faremos”, garante Nelson.
Para o pároco Paulo, ver tanta gente envolvida no projeto para a comunidade, é muito gratificante. “É um povo aqui muito feliz. Vai ser um lugar mais digno para a celebrações, motivando e animando o povo a alimentar essa fé”, diz.
A capela construída em estilo barroco abriga vários santos, como Santo Antônio, Maria de Fátima, Maria de Lourdes, entre outros.
A escultura principal Maria Madalena foi esculpida pela artista plástica Liza França, nascida na região.
O material da santa foi toda feita com argila e levou cerca de um mês para ser esculpida. “O detalhe das cores remete as santidades cristãs que ordenam as grandes igrejas”, conta a artista.
As capelas não são apenas um espaço para o culto, mas também são recipientes para a exibição de iconografia e arte religiosa.





“A Capela acabou de inaugurar e já oficializamos uma cerimônia de casamento”, conta Cayres e acrescenta que o espaço está aberto para outros eventos religiosos.
Fazendeiros já construíram capelas em suas propriedades para homenagear santos, agradecer por graças recebidas ou eternizar uma história de amor.
Há relatos de várias histórias da construção das capelas como forma de agradecer a proteção e a cura do doenças.
A apresentadora Ana Maria Braga construiu uma capela dedicada a Nossa Senhora de Fátima em uma fazenda no interior de São Paulo. A capela foi construída para abrigar as imagens de santos que a apresentadora ganhou ao longo da vida.
As capelas servem para trazer alento para alma e remete a sinais de paz de espírito.