25.9 C
Campinas
terça-feira, fevereiro 4, 2025

Futebol de Base em Campinas ganha credibilidade e mais participantes e público

Data:

A edição de 2024 do Campeonato Municipal de Futebol de Base de Campinas marcou um avanço significativo na promoção do esporte e na inclusão social. Com 1.200 participantes de 20 agremiações, crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos competiram em 48 equipes nas categorias Sub 11, Sub 13 e Sub 15. As equipes Eurobarcelona, na Sub 11; Projeto Bugrinho Estádio, categoria Sub 13; e Servidores, na Sub 15, conquistaram os títulos do Campeonato Municipal de Futebol de Base 2024.

O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, recebeu recursos em 2024 de uma emenda impositiva do vereador Major Jaime, o que garantiu melhorias na estrutura do torneio. “O apoio ampliou o alcance do campeonato, possibilitando mais inclusão e um ambiente diversificado”, destaca o secretário municipal de Esportes e Lazer de Campinas, Fernando Vanin.

Além do aprimoramento técnico, o campeonato enfatiza a formação de valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe. As atividades foram realizadas sob a supervisão de profissionais de Educação Física, que utilizaram novas metodologias. “Buscamos aliar diversão e educação, com foco em competição saudável e comportamento exemplar, incluindo dos pais”, pontua Renata Ferreira Baronti, coordenadora de formação esportiva da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Treinos de qualidade

Os treinos para os atletas que participam do campeonato, são realizados pelos projetos sociais, clubes e escolinhas de futebol  em campos de futebol de qualidade. Como o próprio regulamento do campeonato determina, as orientações direcionadas para os alunos são feitas sob a supervisão de profissionais de Educação Física, incluindo treinadores, preparadores físicos formados ou em formação, que aplicam metodologias modernas direcionadas para o futebol.

Com equipes formadas por jovens de diferentes origens e gêneros, o projeto promove um ambiente diverso e inclusivo. “Queremos que todos, independentemente da condição socioeconômica, tenham a oportunidade de vivenciar o esporte e se preparar para uma sociedade mais equitativa”, afirma Vanin.

O balanço de 2024 foi positivo, consolidando o Campeonato Municipal de Futebol de Base de Campinas como ferramenta de transformação social.

Para 2025, a competição já está confirmada para começar em abril. A expectativa é manter o formato e ampliar ainda mais o impacto do projeto, que segue sendo um exemplo de como o esporte pode fomentar a convivência, a inclusão e a formação de jovens cidadãos.

Estatísticas

Nos 143 jogos disputados em todas as fases do Campeonato Municipal de Futebol de Base de Campinas em 2024, foram marcados 559 gols, registrando uma média de 3,9 gols por partida. A exemplo dos anos anteriores, nesta edição também a categoria Sub 11 foi a que teve mais bola na rede, com 197 gols marcados. O time mais ofensivo foi o da Hípica, 22 gols marcados, com Antonio Grieco o principal artilheiro da competição, autor de 10 gols. A defesa menos vazada foi a do campeão Eurobarcelona, que tomou apenas um gol. Em todos os jogos da categoria foram apresentados 24 cartões amarelos e apenas três cartões vermelhos.

Na categoria Sub 13, foram anotados 181 gols, com a equipe da Hípica alcançando 20 gols, média de quatro gols por partida, o que reforçou significativamente os números definitivos das disputas. Quem comemorou o título foi o Projeto Bugrinho Estádio, mas o principal artilheiro da Sub 13 foi Victor Ferreira, da equipe Revela Soccer, com sete gols marcados .Itajaí e LM Soccer apresentaram as duas melhores defesas do torneio, com cinco gols sofridos, sendo que foram apresentados 69 cartões amarelos e 13 cartões vermelhos. O título da Sub 15 foi comemorado pela Associação dos Servidores Públicos Municipais e valorizou os 181 gols marcados na categoria. A Ponte Preta Ruy Rodrigues confirmou o melhor ataque do campeonato com 28 gols, sendo Carlyson Silva, ofensivo da equipe, o principal artilheiro do torneio com nove gols marcados. A melhor defesa foi a da Hípica com nove gols sofridos, na competição que teve ainda 165 cartões amarelos e 17 cartões vermelhos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Atletas se encontram em Valinhos para mais desafio

Lutadores de boxe vão se encontrar em Valinhos, no...

Bolsa Atleta completa 20 anos e abre novas inscrições

O Ministério do Esporte publicou na última sexta-feira (31),...

Brasileira deixa ginástica e ingressa na equipe do Cirque du Soleil

Após 13 anos no esporte, Camille Giovanini (foto) parte...

Vitória Miranda fatura o título de simples do Australian Open Junior

A mineira Vitória Miranda, de 17 anos, conquistou o...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363