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domingo, outubro 19, 2025
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Nova plataforma promove integração da Saúde Digital no SUS-Campinas

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A Secretaria de Saúde de Campinas iniciou nesta semana a troca da plataforma da Saúde Digital. A medida vai aprimorar as ferramentas do sistema, promover a integração de toda a rede e, dessa forma, fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) municipal.

A mudança dos atendimentos de telessaúde para o e-SUS, sistema nacional para registros clínicos, vai garantir a unificação dos dados dos pacientes e mostrará toda a trajetória da pessoa no SUS-Campinas, o que facilita a tomada de decisões e escolha dos procedimentos e tratamentos indicados pelos profissionais de saúde. Antes da troca, em algumas atividades, não era possível enxergar todo o histórico do paciente. A tecnologia do Ministério da Saúde já é utilizada nos demais serviços do município.  

“A substituição da plataforma promove uma integração entre as atenções primária, secundária, saúde mental e demais esferas do SUS municipal. Isso garante a qualificação e modernização da Saúde Digital no município”, disse o secretário de Saúde, Lair Zambon. 

Em razão da migração para a nova plataforma, o sistema da Saúde Digital vem enfrentando instabilidades técnicas. No entanto, todas as providências necessárias estão sendo tomadas para que tudo se normalize o mais breve possível.

Para qualificar ainda mais o atendimento, treinamentos e suporte técnico estão sendo oferecidos em diferentes formatos para que todos os servidores envolvidos no serviço digital possam se adaptar com segurança e eficiência aos novos sistemas e suas funcionalidades. 

Teleconsultas 

As teleconsultas já estão sendo realizadas exclusivamente por meio do eSUS PEC (Sistema de Prontuário Eletrônico do Ministério da Saúde) e o envio dos links de teleconsultas está sendo feito pela Ana, assistente virtual da Secretaria Municipal de Saúde. O telefone usado para enviar mensagens da Ana é o (19) 99782-0990. 

Saúde Digital 

Campinas totalizou mais de 1,1 milhão de atendimentos e interações na saúde digital desde março de 2023. Os dados incluem teleconsultas, teleinterconsultas, envio de alertas e monitoramento de pacientes suspeitos de dengue, inclusive com a convocação para a segunda dose da vacina; interações para exames e consultas no Outubro Rosa e Novembro Azul; confirmação de presença em consultas e qualificação das filas – processos realizados via chatbot.

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