19.9 C
Campinas
sábado, março 14, 2026
spot_img

Comunidade Jongo Dito Ribeiro celebra a cultura afro-brasileira com música e tradição em arraial julino

Data:

O Arraial foi incluído em 2009 no calendário oficial do Estado de São Paulo e é uma referência na promoção e preservação da diversidade cultural afro-brasileira

Campinas vai receber nos dias 12 e 13 julho mais uma edição do tradicional Arraial da Comunidade Jongo Dito Ribeiro, uma das maiores festas juninas do estado com foco na valorização da cultura afro-brasileira. O evento, que está na sua 23ª edição, acontece todos os anos sempre no segundo sábado e domingo de julho. Milhares de pessoas participam dos dois dias de celebração, cultura e arte.

O Arraial acontece na Fazenda Roseira, sede da Comunidade Jongo Dito Ribeiro, das 12h às 22h no sábado e das 10h às 20h no domingo, e tem início com o terço em devoção a São Benedito, símbolo da fé e da resistência do povo negro.

Em seguida, o público acompanha apresentações artísticas de grupos parceiros de diferentes localidades do estado de São Paulo, todos ligados às expressões afro-brasileiras, além de desfrutar de barracas de comidas típicas, artesanato, fogueira e a tradicional Roda de Jongo, que reúne a comunidade anfitriã.

Reconhecido por sua relevância, o Arraial foi incluído em 2009 no calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo e tornou-se referência na promoção e preservação da diversidade cultural afro-brasileira. O evento é idealizado, organizado e realizado pela própria comunidade. A festa envolve diferentes gerações, familiares, amigos e apoiadores.

Todo recurso arrecadado durante o evento é revertido para ações socioculturais da comunidade e para a manutenção dos projetos desenvolvidos na Casa de Cultura Fazenda Roseira, espaço gerido de forma compartilhada entre a Associação do Jongo Dito Ribeiro e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

SERVIÇO
Quando: Dias 12 e 13 de Julho
Horário: Sábado das 12h às 22h e Domingo das 10h às 20h.
Endereço: Rua Domingos Haddad, nº 1 – Res. Parque da Fazenda, Campinas – SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Marcel Powell apresenta “Só Baden” em Campinas com clássicos eternizados por Baden Powell

Show intimista acontece neste sábado na Rabeca Cultural, em...

Espetáculo “Terras do Oriente” leva o universo de O Corsário ao CEU Thaís Fernanda Ribeiro nesta sexta em Campinas

Apresentação gratuita une balé clássico e influências do Oriente...

Robertinho Silva revisita 60 anos de carreira em noite histórica na Rabeca Cultural, em Campinas

Show reúne convidados e percorre clássicos da música brasileira...

Orquestra Sinfônica de Sorocaba abre processo seletivo para novos músicos em 2026

A iniciativa busca fortalecer o corpo musical da orquestra,...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade