O Ministério da Saúde lança hoje o primeiro projeto-piloto da Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio – Amigos da Vida. O projeto ComViver vai buscar dar atenção especializada aos familiares e amigos de pessoas suicidas, com o objetivo de reduzir o impacto dos danos do suicídio nessa população fragilizada, acolhendo-os e acompanhando-os na superação do trauma. Segundo a Organização Mundial de Saúde, mortes provocadas pela própria vítima interferem na saúde mental, emocional e profissional de cinco a dez pessoas mais próximas.
Nos encontros em grupo com psicólogos e psiquiatras do projeto, as pessoas atendidas também aprenderão medidas simples para afastar os riscos de suicídio dentro de casa. \”No projeto, além do acolhimento e do atendimento aos familiares, as pessoas receberão indicações de como oferecer um trabalho voluntário para projetos empreendedores na área de prevenção do suicídio\”, afirmou o coordenador da Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio, o psiquiatra Carlos Felipe Almeida.
A iniciativa foi motivada pelo aumento de casos desse tipo de morte na última década no Brasil. A média nacional de suicídios passou de 3,9 por 100 mil em 1994 para 4,5 por 100 mil em 2004, período do levantamento do estudo do
Ministério da Saúde. Com essa iniciativa, pioneira na América Latina, o Brasil começa a buscar soluções para o enfrentamento desse problema de saúde pública. O projeto conta com o apoio da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) e posteriormente pode ser incorporado em toda a rede do Sistema Único de Saúde.
Durante o evento será apresentado o telefone para atendimento à população: (21) 2246-5656. Também será lançado o site do projeto: www.projetocomviver.org.br
Saúde lança prevenção do suicídio
Data:




