Espaço adaptado tem paredes brancas, ar-condicionado e televisão; transferência pode ocorrer já na próxima semana
Por Sandra Venancio
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aprovou a cela especial onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve cumprir parte de sua pena no presídio da Papuda, em Brasília. A informação foi divulgada pelo colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles, nesta segunda-feira (3).
>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
Segundo fontes próximas ao tribunal, o espaço reservado ao ex-chefe do Executivo foi vistoriado e aprovado pessoalmente por Moraes. A cela tem paredes brancas, ar-condicionado e televisão, e passou por adaptações para atender às condições especiais de um ex-presidente da República.

De acordo com aliados de Bolsonaro, o STF deve determinar a transferência na próxima semana, logo após a rejeição dos embargos de declaração apresentados pela defesa. Atualmente, o ex-presidente cumpre prisão domiciliar, monitorado por tornozeleira eletrônica.
Apesar da mudança, a expectativa entre ministros próximos a Moraes é que Bolsonaro permaneça apenas algumas semanas na Papuda. O Supremo deve analisar um novo pedido da defesa para que ele retorne à prisão domiciliar, com base em laudos médicos apresentados pelos advogados.
O caso guarda semelhanças com o do ex-presidente Fernando Collor de Mello, que também recebeu o benefício da prisão domiciliar após condenação por corrupção a 8 anos e 10 meses de reclusão.
Bolsonaro foi condenado a 27 anos de prisão por golpe de Estado e outros quatro crimes correlatos. Além disso, responde a um processo por coação no curso do processo, instaurado a pedido de Moraes, que apura supostas pressões exercidas por Eduardo Bolsonaro (PL-SP) sobre autoridades brasileiras e estrangeiras para influenciar decisões judiciais e políticas.




