Evento reúne chefes de Estado, ministros e diplomatas para debater compromissos globais sobre mudanças climáticas; Lula abrirá o encontro e lançará fundo internacional para florestas tropicais
Por Sandra Venancio
Belém (PA) se transforma, nesta quinta-feira (6), em centro mundial das discussões sobre o clima. Chefes de Estado, líderes de governo e representantes de alto nível de mais de 70 países participam da Cúpula do Clima, que antecede a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). Considerando embaixadores e delegações diplomáticas, mais de 100 governos estrangeiros estão representados na capital paraense.
>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
O encontro, que se estende até sexta-feira (7), tem como meta atualizar e reforçar os compromissos multilaterais de combate à crise climática, dando peso político às negociações que ocorrerão durante a COP30, de 10 a 21 de novembro, também em Belém.

Abertura e pautas principais
A abertura oficial será feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no fim da manhã desta quinta-feira. À tarde, ocorre a primeira plenária, com o tema “Clima e Natureza, Florestas e Oceanos”. Na sexta, duas novas plenárias estão previstas, com discursos de chefes de delegações e representantes multilaterais.
Durante o evento, Lula manterá reuniões bilaterais com líderes internacionais, entre eles o presidente da França, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer.
Após a abertura, o presidente receberá as lideranças mundiais em um almoço oficial que marcará o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês). O objetivo é garantir recursos de longo prazo para países que abrigam grandes biomas florestais, como o Brasil e outras oito nações que compartilham a Amazônia.
“O fundo pretende valorizar o papel das florestas tropicais no equilíbrio climático global e apoiar políticas de preservação com justiça social”, explicou o Palácio do Planalto.
Cúpula dá início à COP30
Na prática, a Cúpula do Clima funciona como uma etapa preparatória de alto nível da COP30, consolidando compromissos e articulações políticas entre governos. A cada ano, um país sedia a conferência, que busca avançar na implementação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), criada na Rio-92.
As COPs começaram em 1995, na Alemanha, e completam agora 30 anos de debates sobre sustentabilidade e mitigação do aquecimento global. Pela primeira vez, a conferência será realizada na Floresta Amazônica, considerada um dos ecossistemas mais importantes do planeta para a regulação do clima.
Objetivo central: limitar o aquecimento global
O principal objetivo da COP30 é definir medidas concretas para limitar o aumento da temperatura média da Terra a 1,5°C até o final do século, acelerando o cumprimento das metas definidas no Acordo de Paris (2015).
As discussões incluem transição energética, financiamento climático, desmatamento e justiça ambiental, com expectativa de acordos mais ambiciosos entre países desenvolvidos e em desenvolvimento.
Belém no centro do debate global
Com a presença recorde de autoridades internacionais e atenção global voltada à Amazônia, a Cúpula do Clima marca o início de uma nova fase do protagonismo ambiental brasileiro.
Além do simbolismo político, o evento representa um teste logístico e diplomático para o Brasil, que sediará pela primeira vez a COP em um dos biomas mais estratégicos do planeta.
“Trata-se de um momento histórico para a Amazônia e para o Brasil. O mundo inteiro está de olho em Belém”, destacou o Itamaraty em nota oficial.




