TRADBRAS DESVENDA OS MISTÉRIOS DO TRADICIONAL
SAQUÊ NO EVENTO “JAPÃO À BRASILEIRA”
O gerente de marketing da Tradbras, Celso Ishiy, apresentará o ritual da cerimônia do saquê e outras curiosidades durante a palestra no Mercado Municipal. Ishiy representou o País ao fazer um curso de aperfeiçoamento na fábrica de saquês Hakushika, no Japão, em abril. Em 2005, o Brasil importou 78,3 mil litros e aparece como o 15º no ranking dos países importadores da bebida
A Importadora Tradbras, única representante no País dos tradicionais saquês japoneses Hakushika, participará do evento “Japão à brasileira”, que acontece de 15 a 22 de abril, no Mercado Municipal de São Paulo, como forma de antecipar as comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil em 2008. O gerente de marketing, Celso Ishiy – que acabou de retornar do Japão, após um mês de aperfeiçoamento sobre a fabricação e industrialização dos saquês Hakushika-, apresentará o ritual da cerimônia e a história da bebida, além da origem, seus significados e peculiaridades. As palestras gratuitas acontecem no dia 18 de abril, das 13h às 14h, e no dia 19 de abril, das 12h30 às 13h30; serão ministradas na cozinha experimental no Mercado.
O saquê não será a única iguaria tradicionalmente japonesa abordada nas palestras. Fabiano Komogawa, supervisor de vendas da Tradbras e especialista em chás, apresentará informações sobre chá verde e seus benefícios. No dia 18 de abril, Komogawa trará curiosidades sobre os chás: Gyokuro (chá da mais alta qualidade), Genmaicha (misturas de folhas de chá com grão de arroz) e Baneha (folhas endurecidas, misturadas com caule e talos de chá), das 12h às 13hs (com duração de 15 minutos cada palestra). Para quem não conseguiu acompanhar a primeira palestra, poderá ver as dicas no dia 20 de abril, das 11h30 às 12h30. Todos os produtos apresentados são importados pela Tradbras e poderão ser degustados pelos participantes.
Saquês importados pela Tradbras:
Kuromatsu Hakushika Gold – Flocos de ouro para desejar alegria, fartura e riqueza.
É um saquê para ocasiões especiais, como casamentos, ano novo e formaturas. Ao presentear com este saquê, oferece-se alegria e fartura, representação da bebida em si, agregadas ao valor de riqueza, seja esta material ou espiritual, do ouro.
Yamadanishiki – O Melhor do Mundo
Este saquê leva o nome do arroz que ele é produzido, o arroz Premium ´Yamadanishiki, considerado o melhor arroz para saquê do mundo. “Esse arroz possui menos proteínas, tornando o paladar mais claro e nítido, e menos gorduras, o que deixa a bebida mais saborosa”, explica Celso Norio Ishiy, gerente de marketing da empresa.
Kuromatsu Hakushika Junmai Daí- Ginjo – O Mais Caro da Linha Fina
Este saquê DAÍ GINJO é especial por ser considerado mais puro que os outros, além de ter um aroma e sabor mais adocicado. “No processo de polimento dos grãos de arroz para fermentação, cada grão recebe um polimento de cerca de 60%, ao contrário dos outros que é somente cerca de 30%”, explica o gerente. “O processo de fermentação do arroz é realizado em temperaturas mais baixas que os demais, tornando o processo mais lento, o que resulta em uma bebida com alto grau de pureza”, completa.
Consumo da bebida: tradição milenar: Aqui, o saquê, normalmente, é servido em temperatura ambiente, com sal num copo quadrado – conhecido como massu. O copo mais comum para beber saquê é o massu, um recipiente quadrado, que era usado como medidor de arroz. Porém, estudos comprovam que a madeira altera o sabor. Assim, pouco a pouco ele está sendo substituído por recipientes de cerâmica – o tokkuris. No Brasil, é servido em copo convencional, misturado a frutas tropicais, dando um toque bem brasileiro à bebida oriental. “Originalmente não se coloca sal, pois os japoneses acreditam que altera o sabor. Isso é uma adaptação do ocidente”, afirma o gerente de marketing, Celso Ishiy.
Existem divergências quanto à temperatura ideal para ser servido. Por tradição essa bebida é servida quente, mas estudos comprovam que aquecido ele perde um pouco do sabor. Mesmo assim, os mais antigos alegam que aquecê-lo é imprescindível para o ritual de degustação, já que dele exala um aroma característico.
40 anos de Tradição e Credibilidade: A Tradbras S/A, consolidada no mercado desde 1966, é considerada a importadora mais tradicional e com credibilidade em produtos alimentícios e bebidas finas produzidas nas mais significativas empresas japonesas. Fundada por Itsuo Takeda, comerciante imigrante descendente de samurais, iniciou as atividades no Brasil, abrindo a empresa Sete Mares. Após algum tempo, o nome da empresa foi alterado para Brasocian e, depois, Tradbras.
Atualmente dirigida pelo empresário William Carlos Ishiy, a empresa está presente nos principais canais de distribuição e consumo dos produtos orientais de primeira linha, em especial os japoneses, em todo território nacional, através de uma equipe integrada de marketing e vendas.
A gama de produtos é ampla, com marcas de sucesso consagradas no Japão. “Temos cerca de 1500 itens”, afirma o diretor. Além de alimentos e bebidas, que abrangem 80% dos itens importados, a empresa também oferece utensílios domésticos, aparelhos de massagem e artigos de pesca. A distribuição é direcionada para redes de supermercados, lojas, restaurantes, hotéis, bares e similares.
A maioria dos produtos podem ser encontrados em uma das três lojas da Rede Fujiyama, pertencente à importadora, localizadas na rua 25 de março, na Vila Mariana e na avenida Paulista, em São Paulo (SP).
Sobre o “Japão à Brasileira”:O evento “Japão à Brasileira”, que ocorre de 15 a 22 de abril de 2007, tem como objetivo, unir o Mercado Municipal de São Paulo e as tradições da culinária japonesa. Para iniciar as comemorações do centenário da Imigração Japonesa no Brasil, a Fundação Japão trouxe especialistas japoneses, um acadêmico e um chef, e tem como objetivo compartilhar com os paulistanos a beleza e curiosidades da cultura. No evento haverá atividades diversas e gratuitas, como workshops de culinária, exposições, shows e oficinas culturais abertas ao público, no espaço mais visitado da cidade.
Abril / 2007
Tradbras S/A Importadora e Exportadora – Rua Carlos de Souza Nazareth, 418 Santa Efigênia – São Paulo (SP)
Tel.: (11) 3229-6455
“Japão à Brasileira”
Data: 15 a 22 de abril de 2007
Local: Mercado Municipal Paulistano
Rua da Cantareira, 306
Entrada gratuita