23.9 C
Campinas
quarta-feira, março 4, 2026
spot_img

Brasil e EUA discutem as divergências sobre Irã

Data:

Celso Amorim compara pressão sobre Irã como a que aconteceu com o Iraque

 

A secretária de estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, em visita ao Brasil, expôs ontem suas divergências com o país em relação ao Irã. Em entrevista, Hillary debateu, com Celso Amorim, diversos pontos de discordância entre os países.

Para Hillary, o Irã não faz esforços para mostrar ao mundo que não há interesse de produzir uma bomba nuclear. Ela acredita que os iranianos estão enganando os demais países que acreditam em uso da energia nuclear com fins pacíficos. “Os iranianos contam uma história para a China, outra para a Turquia, outra para o Brasil” afirmou a secretária de estado.

Durante o discurso de Hillary, Amorim fazia gestos e olhares de discordância. Ele comparou a pressão dos EUA contra o Irã com a que aconteceu ao Iraque em 2003. “As ameaças de que os iranianos desenvolveriam armas químicas nunca se materializou, e o custo para o mundo foi enorme” disse.

Celso Amorim defendeu que ainda pode haver outro acordo e pediu compreensão dos dois lados. Entretanto, ficou claro que os dois países são contra o Irã desenvolver armas químicas.

América Latina

Hillary, ao ser questionada, disse que a Venezuela deveria seguir os exemplos do  sul, como Brasil e Chile. Ela disse que o país deve restabelecer a liberdade política e econômica.

Em relação a Honduras, Amorim mostrou-se disposto para reconhecer o novo presidente, eleito por voto direto, Porfírio Lobo.

Gustavo Gimenez

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Lula lidera cenários de primeiro turno e empata tecnicamente no segundo, aponta Real Time Big Data

Levantamento nacional mostra vantagem do presidente na largada e...

Gleisi rebate Flávio Bolsonaro após ato esvaziado na Paulista e tensão política sobe nas redes

Manifestação convocada pela extrema direita teve público abaixo do...

Haddad condiciona saída da Fazenda a viagem de Lula aos EUA e acelera articulações nos bastidores

Ministro diz que decisão depende de agenda com Trump...

Zé Dirceu defende chapa Lula-Alckmin e pressiona Haddad enquanto trava disputa interna por alianças para 2026

Reunião da Executiva expõe tensão sobre federação com PSOL,...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade