
Onze vereadores de Campinas entraram na disputa por vagas na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados; Mariana Conti foi a única eleita, com 126.344 votos para deputada estadual
<OUÇA A REPORTAGEM>
Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp
Por Sandra Venancio – Jornal Local
A eleição de 2026 mostrou uma diferença expressiva entre a votação obtida pelos vereadores de Campinas que disputaram cargos de deputado estadual ou federal. Dos 11 parlamentares da Câmara Municipal que entraram na disputa, apenas Mariana Conti (PSOL) conseguiu transformar a candidatura em uma vaga no Legislativo estadual. Ela recebeu 126.344 votos e foi eleita deputada estadual. Os demais candidatos ficaram fora das listas de eleitos.
Entre os candidatos a deputado estadual, Mariana Conti ficou muito à frente dos demais vereadores de Campinas. Higor Diego (Republicanos) recebeu 37.999 votos, seguido por Gustavo Petta (PCdoB), com 33.311; Fernanda Souto (PSOL), com 21.792; Débora Palermo (PL), com 16.168; Vini Oliveira (Cidadania), com 13.967; Nelson Hossri (PSD), com 13.334; Luiz Cirilo (Podemos), com 11.358; e Ailton da Farmácia (PSB), com 7.770.
Na disputa para deputado federal, Guida Calixto (PT) recebeu 21.559 votos, enquanto Marcelo Silva (PP) obteve 10.628 votos. Apesar da votação, nenhum dos dois conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados.
A votação dos vereadores
| Posição | Candidato | Partido | Cargo disputado | Votos | Resultado |
|---|---|---|---|---|---|
| 1 | Mariana Conti | PSOL | Deputada estadual | 126.344 | Eleita |
| 2 | Higor Diego | Republicanos | Deputado estadual | 37.999 | Não eleito |
| 3 | Gustavo Petta | PCdoB | Deputado estadual | 33.311 | Não eleito |
| 4 | Fernanda Souto | PSOL | Deputada estadual | 21.792 | Não eleita |
| 5 | Guida Calixto | PT | Deputada federal | 21.559 | Não eleita |
| 6 | Débora Palermo | PL | Deputada estadual | 16.168 | Não eleita |
| 7 | Vini Oliveira | Cidadania | Deputado estadual | 13.967 | Não eleito |
| 8 | Nelson Hossri | PSD | Deputado estadual | 13.334 | Não eleito |
| 9 | Luiz Cirilo | Podemos | Deputado estadual | 11.358 | Não eleito |
| 10 | Marcelo Silva | PP | Deputado federal | 10.628 | Não eleito |
| 11 | Ailton da Farmácia | PSB | Deputado estadual | 7.770 | Não eleito |
Os números mostram uma distância significativa entre Mariana Conti e os demais vereadores candidatos. A vereadora do PSOL recebeu mais de três vezes a votação do segundo colocado entre os candidatos a deputado estadual ligados à Câmara de Campinas, Higor Diego.
Mariana também aparece entre os 94 deputados estaduais eleitos em São Paulo. Na classificação geral de votação individual, os 126.344 votos a colocaram na 30ª posição entre os eleitos para a Assembleia Legislativa.
Votação municipal não garante eleição estadual
O resultado também evidencia uma característica das eleições proporcionais. A votação obtida pelo candidato não é suficiente, isoladamente, para determinar a eleição. Para deputado estadual e federal, as cadeiras são distribuídas de acordo com o desempenho dos partidos, federações e candidatos, dentro das regras do sistema proporcional.
Por isso, um candidato pode obter votação relevante em Campinas e ainda não conquistar uma cadeira. O resultado depende também da votação acumulada pela legenda ou federação em todo o Estado de São Paulo.
No caso de Mariana Conti, os 126.344 votos foram suficientes para garantir uma das 94 cadeiras da Assembleia Legislativa paulista. O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo disponibilizou os resultados da totalização, a relação de eleitos e os dados do quociente eleitoral e partidário.
Mariana deixa a Câmara de Campinas
Com a eleição para a Alesp, Mariana Conti deixará a Câmara Municipal de Campinas para assumir o mandato estadual em 2027. A vaga na Câmara será ocupada pelo primeiro suplente, conforme a composição eleitoral do PSOL.
A eleição também modifica a representação política de Campinas no Legislativo paulista. Além de Mariana Conti, Paulo Mansur (PL) foi eleito deputado estadual pela região. Para a Câmara dos Deputados, Campinas terá Jonas Donizette (PSB) e Carlos Sampaio (PSD) entre os eleitos, além de outros representantes com votação na Região Metropolitana.
O resultado deixa um dado objetivo para a política municipal: entre os vereadores de Campinas que decidiram deixar temporariamente a disputa local para tentar uma vaga no Congresso ou na Assembleia, Mariana Conti foi a única que conquistou uma cadeira. Os demais precisarão retornar à política municipal, salvo mudanças decorrentes da composição dos mandatos e das regras de suplência.


