Opção para estudantes, showroom aborda o ciclo da água e os principais projetos de saneamento da Grande São Paulo. Agência de atendimento da empresa também será inaugurada
O governador Alberto Goldman inaugura nesta sexta-feira (9/4), na Estação Pinheiros, da CPTM, uma nova opção para estudantes e interessados em conhecer melhor o ciclo do saneamento. É a Estação do Conhecimento Sabesp. O espaço interativo, resultado de uma parceria inédita com a CPTM, tem 437 m² de área e mostra o ciclo completo da água (sua captação no manancial, como é tratada para consumo e, em seguida, virando esgoto), os principais projetos realizados na Região Metropolitana de São Paulo (Tietê, Córrego Limpo e Vida Nova – Proteção dos Mananciais), e conta um pouco da história da companhia e seu pacote de Soluções Ambientais.
Na exposição estão presentes elementos de interatividade e lúdicos. Na ocasião, também será inaugurada a nova agência de atendimento da Sabesp, que funcionará no Acessa São Paulo. O projeto foi desenvolvido por artistas que também atuaram na concepção e montagem do Museu do Futebol.
A experiência é ainda inovadora porque se trata da adoção de um espaço público (uma estação de trem) como espaço de exposição, conhecimento, lúdico e, sobretudo, levando a prestação de serviços para mais perto dos seus usuários.
Após passar pela catraca, o usuário se depara com um aquário de dois mil litros. Nele, água, plantas e peixes encontrados nos trechos em que o Rio Tietê já apresenta resultados dos projetos de saneamento com o recuo da mancha de poluição: Dourado, pacu, lambarizinho, lambari de rabo amarelo, jundiá, bagre, cascudo e acará são algumas das espécies que podem ser vistas. O aquário, que busca reproduzir o ecossistema da Bacia do Tietê, terá o acompanhamento semanal de um biólogo que verificará a evolução do ambiente.
Em seguida, o visitante é convidado a aprender todo o ciclo da água. As informações são passadas por meio de painéis, maquetes e televisores de plasma com vídeos em alta definição e explicativos. Logo depois, tem a chance de conhecer o programa Córrego Limpo. Executado pela Sabesp em parceria com a Prefeitura de São Paulo, o programa terá despoluído, até julho, cem córregos da Capital.
Fotos de alguns cursos d’água já recuperados estarão expostas, mostrando como eram e como ficaram após as intervenções. Além disso, uma ala com sonorização provoca o visitante com frases como: “Jogue lixo. Não vai poluir nada” – ao mesmo tempo em que fotos de córregos ainda sujos são apresentadas. A idéia é conscientizar a população para ações de comprometimento.
O tour tem continuação por uma seção interativa. Logo na entrada, uma imagem é projetada no chão e, enquanto caminha, o visitante tem a impressão de que está pisando na água. Neste espaço, há ainda um painel que projeta a imagem da Represa Guarapiranga na parede. Ao passar a mão na fotografia, pode-se apagar o que é indesejável, até mesmo retirar o lixo da represa.
A etapa seguinte aborda curiosidades sobre a Sabesp e o seu pacote de Soluções Ambientais , como os programas de Uso Racional da Água (Pura), Água de Reuso, Telemedição, Medição Individualizada, Contrato de Fidelização e Esgoto Não Doméstico (END). As informações estão disponibilizadas em cubos suspensos no teto. Ao rodá-los, o visitante pode conhecer melhor sobre cada projeto.
Por fim, uma seção especial sobre o Projeto Tietê, com painéis informativos e fotos que contam a história do rio, desde 1934, e também do programa, cujo objetivo é aumentar a coleta e o tratamento de esgoto na Região Metropolitana de São Paulo. A melhora dos índices contribuirá para a despoluição do curso d’água mais famoso do estado.
Outro destaque é um grande painel sanfonado, feito com técnica de mosaico, que exibe o contraste de duas imagens. De um lado é possível ver a represa Guarapiranga limpa. De outro, o rio Pinheiros, afluente do Tietê, sujo.
Uma fotografia do nadador e campeão olímpico Cesar Cielo, estampada na escadaria da estação, convidará os passageiros a visitarem o local.
Também na Estação Pinheiros, outra novidade. A Sabesp passa a disponibilizar atendimento presencial aos clientes no espaço Acessa São Paulo. No local, poderão ser tiradas dúvidas, feitas reclamações e solicitações de impressão da segunda via da conta de água. Haverá ainda dois postos de computador para atendimento pela agência virtual. A idéia é criar uma facilidade para a população levando a Sabesp mais próxima ao seu cliente.