24.9 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

Florianópolis recebe o maior evento da área de transplantes de órgãos e tecidos do Brasil

Data:

Mais de 1000 especialistas estarão reunidos no Estado mais efetivo em doações de órgãos do País. A ABTO alerta para o baixo número de doações e transplantes de órgãos

O X CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES, que ocorrerá em conjunto com o XIX CONGRESSO DE LA SOCIEDAD DE TRANSPLANTES DE AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE e com o VI CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE TRANSPLANTES, será um dos mais importantes eventos da área médica da América Latina. O evento terá início no dia 2 de setembro na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, e promete ser o maior da área já realizado no país. Muitas novidades estão previstas, tanto na programação científica quanto na organização. São esperados mais de 1.000 profissionais de cerca de 20 países, entre eles 900 brasileiros, 100 latino-americanos, 100 portugueses e 15 convidados dos Estados Unidos e Europa.

Os Congressos acontecerão no mesmo período que o Fórum da Associação Brasileira de Histocompatibilidade, o Encontro Brasileiro de Enfermagem em Transplante e o I Encontro Multiprofissional em Transplantes.

O Estado de Santa Catarina, por ser o mais efetivo em captação e doação de órgãos, com 12,8 doadores por milhão de população (pmp) em 2006, foi escolhido para sediar o Congresso da ABTO. Durante o evento será lançada IX Campanha Nacional de Doação de Órgãos, que se estenderá por todo o mês de setembro. A queda no número das doações de órgãos, no primeiro semestre de 2007, levou a ABTO a antecipar a Campanha, cujo tema será “Preserve a vida, seja um doador de órgãos”. O cantor Rogério Flausino apadrinhará a campanha deste ano.

Desde 2004 são observadas diminuições consecutivas na taxa de doadores efetivos, passando de 7,3 pmp em 2004 para 6,4 em 2005, 6,0 em 2006. Reverter o baixo número de doações de órgãos, que atualmente é o maior problema enfrentado no país, é uma constante batalha da ABTO. Com a idéia de estimular projetos cooperativos entre os países convidados e aumentar a integração, ocorrerão várias situações de confraternização durante o Congresso.

Com o maior sistema de transplantes público do mundo, o Brasil realiza um número expressivo de transplantes, mas que representa menos do que 25% da lista de espera que, atualmente, alcança 70 mil pessoas. De acordo com a Dra. Maria Cristina Ribeiro de Castro, presidente da ABTO, o maior problema enfrentado hoje, está no baixo número de doações de órgãos. “Temos um número suficiente de hospitais e equipes, ainda que mal distribuídos no país, uma legislação avançada, critérios bastante adequados e transparentes de distribuição de órgãos. Mas falta-nos o fundamental, um maior número de doadores, e sem doador não há transplante.”

ABTO busca novos caminhos de incentivo a doações

Durante todo o evento serão abordados os principais avanços e desafios da área. Ocorrerá a apresentação dos resultados do projeto RBT 10 anos (Registro Brasileiro de Transplantes), destacando-se os resultados brasileiros em comparação a outros países. Questões como captação e doação de órgãos, e o financiamento dos transplantes também serão discutidas.

Apesar das dificuldades na realização de pesquisas científicas no país, existem alguns incentivos aos jovens pesquisadores. A fim de estimular a produção científica nacional, serão concedidas bolsas de estudos e prêmios aos melhores trabalhos apresentados. Segundo a Dra. Maria Cristina Ribeiro de Castro, mesmo com os baixos investimentos, as pesquisas em transplantes têm acontecido com freqüência no Brasil. “Apesar do reduzido auxílio das instituições universitárias, das dificuldades em conseguir bolsas de estudo e recursos para a aquisição do material necessário, existe um número significativo de pesquisadores que se mantém firme, e isso deve ser um motivo de orgulho para a nossa sociedade”.

Ao longo de 20 anos a ABTO procura, além de trabalhar pela atualização de seus profissionais, oferecer auxílio ao Ministério da Saúde no que diz respeito à elaboração de medidas efetivas que melhorem a situação dos transplantes. Com o objetivo de alertar a sociedade e o governo sobre a importância da doação e dos transplantes de órgãos e tecidos, uma Audiência Pública presidida pelo deputado Jailson Lima da Silva, no dia 4 de setembro às 10hs, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, marcará um novo passo para incentivar à doação.

O lançamento da Campanha e a abertura do Congresso estão confirmados para o dia 2 de setembro às 12hs no Centro Sul, Centro de Convenções de Florianópolis. Após a solenidade, às 14hs, será realizada uma Coletiva de Imprensa para a divulgação dos novos resultados do RBT, que indicam queda no número de doações no primeiro semestre de 2007.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Vírus zika pode voltar a se replicar após recuperação, aponta estudo

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio...

Febre Oropouche tem dez casos confirmados no Rio

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio recebeu nessa...

CS São Domingos inaugura unidade do projeto Farmácias Vivas

VivasProjeto promove o cultivo de ervas medicinais no tratamento...

Ministério da Saúde prepara pesquisa para avaliar sequelas da covid-19

O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (11) a...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363