18.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

215 anos marcam a história dos distritos

Data:

Os distritos de Sousas e Joaquim Egídio podem ter uma data de comemoração de aniversário. Os primeiros passos para que isso ocorra foi dada pela diretora Sandra Venâncio, do Jornal Local, e apoiada pelo vereador Sebá Torres (PSB). O projeto de Lei, se sancionada, definirá a data oficial da fundação dos distritos.

Para se chegar a uma data, várias pesquisas foram realizadas junto à Biblioteca Guilherme de Almeida, Centro de Memória da Unicamp, entre outros. A biblioteca registra o ano de 1830 como início do povoamento de Sousas. Só que, após consultas com outras fontes, concluímos que a data deu origem à povoação denominada bairro da “Ponte do Atibaia”, posteriormente “Arraial de Souzas” e finalmente “Sousas”.

No entanto, não havia um levantamento que determinasse o dia e o mês exato. Para isso, o Jornal Local buscou a colaboração do morador Hélio Admar Beltramelli, um grande pesquisador da história local, que apresentou uma outra data que marcou o começo da povoação dos distritos.

Segundo Hélio, os registros marcam um importante acontecimento na região, que foi o  dia 03 de outubro de 1796, período em que foi feita a doação das sesmarias para os sesmeiros João José da Silva, José de Souza e Siqueira (neto) e Inácio Ferreira de Sá – Anhumas (mato dentro e Sousas).

Outros períodos da história foram citados como, por exemplo, o início do cartório distrital e a mudança de arraial para distritos, porém a data de 1796 é a mais importante, pois resgata e narra um período importante da história. Do distrito de Joaquim Egídio surgiram as primeiras fazendas de café e de cana de açúcar.

Com base nestes dados apresentamos ao vereador Sebá como data oficial de comemoração, que aceitou prontamente a sugestão.

“No primeiro momento essa data fortalecerá o resgate da cultura da nossa região. Temos que mostrar para a sociedade campineira a real importância da evolução dessa história, que estava somente em livros. Esse foi o primeiro passo, daqui pra frente pretendo realçar com novos projetos e participação dos moradores a valiosa história dos distritos nos diversos cenários. Uma idéia também seria a implantação do museu histórico”, afirmou o vereador.

Agora, o projeto segue na Câmara Municipal para votação em Plenário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Governo brasileiro condena ataque aéreo israelense à escola de Al-Tabin, na cidade de Gaza

O governo brasileiro condena, nos mais fortes termos, novo...

Brasil adota reciprocidade e expulsa embaixadora da Nicarágua

O governo da Nicarágua expulsou o embaixador do Brasil...

Venezuela: opositores não apresentam atas à Justiça e questionam CNE

Dois dirigentes partidários que deram sustentação à candidatura de...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363