Caseiro é pego com 7 Picharros em Joaquim Egídio

Destaque

O caseiro, Ronaldo Aparecido Bernardes foi pego no dia 27 de outubro com sete Picharros ou Trinca-ferro presos em gaiolas na Mineradora São Joaquim onde trabalha.

A Guarda Municipal (GM) foi atender a uma solicitação da Delegacia da Mulher que era acompanhar a esposa de Ronaldo para retirar as coisas dela do local, mas chegando na fazenda a GM encontrou as aves presas que eram vendidas por R$1.000,00 cada.

Ronaldo alegou que ele havia comprado os pássaros, mas não apresentou nota. A GM aprendeu os animais e o caseiro irá responder judicialmente por crime ambiental.

A pena para este crime é de seis meses a um ano de detenção. Os animais foram encaminhados para Delegacia de Crimes Ambientais e Proteção aos Animais. “Eram animais novos e estavam bem machucados, eles foram solto em Joaquim Egídio. Quanto menos tempo deixados na gaiola é melhor”, afirma Diogo Siqueira médico veterinário especialista em fauna silvestre e responsável por dar destino aos animais de aprensão e capturados pela polícia ambiental.

O trinca-ferro é reconhecido como o mais valente nos torneios de fibra de pássaros silvestres brasileiros, por isso é uma ave altamente valorizada por criadores e é alvo constante de contrabandistas de animais silvestres.

Sua criação em cativeiro exige autorização especial do Ibama, uma vez que este pássaro faz parte da fauna brasileira. A maior dificuldade em conseguir sua reprodução em cativeiro está na alimentação dos filhotes, que consiste basicamente em insetos. Seu habitat natural é a orla das matas, dificilmente sendo encontrado em regiões de mata fechada, preferindo viver na capoeira.


- Publicidade-spot_img

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade-spot_img

Últimos Artigos