A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer reforça a equipe de salva-vidas nas piscinas dos clubes e praças públicas da cidade. Onze salva-vidas assumiram seus postos desde a última sexta-feira, 17 de fevereiro, após serem contratados por meio da Associação de Clubes de Campinas e região (Apesec), em contrapartida estabelecida no decreto 15.434 de abril de 2006.
Com mais esse efetivo, todas as piscinas públicas municipais passarão a ter um ou dois salva-vidas, com exceção das que estão sendo construídas e as que passam por reformas. No total, o número de salva-vidas da Secretaria sobe de 9 para 22, considerando os 11 novos e mais dois da Apesec que já atuam nos clubes.
“Decidimos por esse meio de contratação porque temos urgência em ter salva-vidas em todas as piscinas municipais de Campinas”, explica o chefe de Gabinete da Secretaria, Fábio Custódio sobre a opção pelo decreto até a realização de concursos públicos para estes profissionais.
O decreto regulamenta a lei 10.396/99, que concede isenção no pagamento do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) às entidades voltadas às atividades desportivas, sociais ou recreativas.
A lei permite que, durante o exercício coberto pela isenção, as entidades, neste caso os clubes ligados à Apesec, atuem em parceria com o Poder Público na instalação, manutenção e desenvolvimento de atividades físicas e esportivas dirigidas à população campineira.
A distribuição dos 11 salva-vidas será desse modo: dois para o Clube Municipal Chico Mendes, no Parque Anhumas; dois no Centro Esportivo de Alto Rendimento (Cear); dois na Praça de Esportes Dorival Daniel Waetge, no Jardim São Vicente; um para a Praça de Esportes Benedito do Santo, em Sousas; um para a Praça de Esportes Dr. Olímpio Dias Porto, Vila Pompeía; um para a Praça de Esportes Dr. Edgard Ariani, na Chácara da Barra; um na Praça de Esportes Ferdinando Panattoni, na Vila Joaquim Inácio e mais um para o Balneário do Parque Portugal.
Piscinas
As piscinas públicas municipais abrem das 8h às 12h e das 14h às 17h de quarta-feira a domingo. A segunda e terça-feira estão fechadas para limpeza e manutenção. Nesta Quarta-feira de Cinzas, excepcionalmente, as piscinas abrirão após às 14h.
A pessoa deve ir até o local onde fica a piscina e levar os seguintes documentos: duas fotos 3×4, Documento de Identidade (RG) e, se for menor de idade o pai, a mãe ou o responsável deve estar junto para assinar a autorização. Crianças até 9 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsável para frequentar a piscina.




