Modalidades esportivas em contato com a natureza ganham ainda mais visibilidade na Costa Verde & Mar com o andamento da Volvo Ocean Race. O município sede da regata é palco para atividades na água, em terra e no ar e, com isso, atrai desportistas de diferentes locais do Brasil e do Exterior. E essa babel de gente apaixonada pela atividade física tem se mostrado pela região. Diversas línguas, sotaques e nacionalidades e uma única intenção: curtir o que de melhor a natureza desenhou nesse trecho do litoral de Santa Catarina.
Entre as modalidades em terra, está o cicloturismo. Para ela há um percurso formatado, o primeiro do Brasil em se tratando de trilhas próximas ao litoral, ligando praias e paisagens verdejantes. Na prática, os visitantes vão de uma cidade à outra, onde passam a noite em algum hotel ou pousada para seguir adiante um novo trajeto no dia seguinte. E não há limite de idade. O roteiro do cicloturismo da Costa Verde & Mar é uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal de Turismo, que fomenta atividades e integra os municípios para assegurar diferentes atrações em todas as estações ao visitante.
Uma vez ao ano, em outubro, é realizado o Velotur, uma atividade em grupo que já faz parte do calendário do Clube de Cicloturismo do Brasil. Percorrendo cerca de270 quilômetros, o cicloturista poderá desfrutar de uma pluralidade de atrações, paisagens e belezas singulares em um roteiro preparado para surpreender.
Voo livre
Equipes especializadas se destacam nos céus da região com seus coloridos parapentes, trikes e ultraleves. Colorem o céu e enchem de admiração os que permanecemem terra. Comduas pistas de salto bem próximas (no Parque da Atalaia e no Morro do Careca) os praticantes do voo livre apontam como diferencial da Costa Verde & Mar a proximidade das praias com a Mata Atlântica. O visual e a sensação de liberdade atraem esportistas dos quatro cantos do planeta.
Surfe
Ondas perfeitas, atletas renomados. Os amantes das ondas se encantam com a possibilidade de surfar à noite. É que na Praia do Atalaia, em Itajaí, um sistema de iluminação assegura a prática esportiva em qualquer horário. Na mesma cidade, a Praia Brava é pico certo para os aventureiros do mar. Em Bombinhas, as praias de Mariscal e Quatro Ilhas respondem pelo cenário perfeito. Penha tem a do Quilombo, a Grande e a Central.Em Balneário Piçarras, a Ponta do Jaques é a grande pedida. Navegantes com a Praia Central, Itapema com a Ilhota e Balneário Camboriú com as praias Central e do Buraco completam a lista. Alternativas aos montes para aqueles que vêem no mar sua segunda casa.
Atividades náuticas
Durante todas as épocas do ano a Costa Verde & Mar organiza campeonatos de motos aquáticas, natação, rally náutico, ironman, triathlon e muito mais. Os costões variados e locais de água tranqüilas também são garantia de bons mergulhos praticamente sem equipamento. A prática profissional, no entanto, tem como destino certo a região de Bombinhas, há poucos quilômetros de Itajaí. Com localização privilegiada e 60% do território localizado no entorno da Reserva Marinha do Arvoredo, o município recebe ainda o encontro de duas correntes marinhas: uma fria, vinda das Ilhas Malvinas, na Argentina; e a outra, a corrente brasileira, caracterizada por temperatura mais quente. Isso permite condição perfeita para uma rica e diversificada vida marinha. As formas exóticas se completam com carcaças de embarcações naufragadas, há dezenas de anos.




