O Centro de Políticas Sociais (Ceps) Nelson Mandela realizou na tarde desta quinta-feira, 26 de abril, atividades culturais e de conscientização corporal para crianças, adolescentes e moradores do entorno do Ceps, localizado no DIC V. O evento é uma parceria entre o a Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social (SMCAIS), e o Serviço Social do Comércio de Campinas (Sesc-Campinas).
Segundo a Coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Ceps, Rita Aguiar, o objetivo do evento era realizar uma atividade descentralizada e “trazer atividades de qualidade para a população que não tem acesso”, explica a coordenadora. Cerca de 150 pessoas participaram das atividades, entre elas crianças de escolas e instituições e moradores do entorno.
Uma das atividades pela qual adultos e idosos mais se interessaram foi o Tai Chi Chuan, uma arte marcial chinesa que, entre outros benefícios, desenvolve o equilíbrio, a concentração e melhora a postura, a autoestima e até quadros de depressão e estresse, através de movimentos lentos coordenados com respiração natural e regular.
A outra atividade, com o nome “Hoje é Dia de História”, teve como foco as crianças e contava histórias de maneiras diferentes: com música populares (que contribuem para o envolvimento das crianças na atividade), adereços e objetos do dia a dia que representavam os personagens ou recebiam outra conotação, de acordo com o enredo da história. “Hoje é dia de História” foi realizada pela Cia Hora da História, das atrizes Camilas Cassis e Natália Grisi, que apresentaram e representaram os contos “A Galinha Preta”, “Troca Troca” e “Os Sete Novelos”.
Parceria
A Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social firmou com a direção do Sesc-Campinas uma parceria para realizar durante todo o ano diversas atividades nas cinco regiões da cidade, por meio dos Distritos de Assistência Social (DAS) de cada uma delas. A parceria contempla o interesse da instituição e a proposta socioeducativa da Secretaria em trabalhar de forma descentralizada e levar entretenimento e cultura à população, por meio do programa “Sesc na Rua”.




