Para os fãs das festas juninas, uma boa notícia: o clima “caipira” vem se estendendo a cada ano e alguns arraiais ainda podem ser curtidos em julho. Engana-se quem pensa que as festas julinas não têm o mesmo gosto das comemorações de junho, quando são celebrados os dias de São João, Santo Antônio e São Pedro. Com as temperaturas ainda baixas por conta do inverno, as festas têm o mesmo ritmo e o mesmo sabor.
As festas movimentam não somente as agendas dos admiradores da festa popular, mas também o comércio, por conta das vendas de itens específicos como vestuário típico, alimentos e bebidas. De acordo com dados da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) a previsão para este ano é que as vendas alcancem os R$ 16,2 milhões. No ano passado elas representaram R$15,3 milhões.
A tradicional Festa Julina do Fogão Mineiro será realizada nesta quinta-feira às 19h. “Em 2009 realizamos a primeira edição da festa em julho, e desde então optamos por essa época, quando os demais estabelecimentos e clubes já realizaram as suas ações e as pessoas ainda estão no clima típico das comemorações”, explica Pedro Oliveira, sócio do Fogão Mineiro.
O evento contará com barracas de comidas e bebidas típicas, como cachorro-quente, doces, vinho quente e quentão. As duplas Jean Lucas & Raphael e Tatão & Helinho prometem embalar o público com um repertório de sertanejo universitário e de raiz.





