Foi aberta nesta segunda-feira, 22 de outubro, no Museu da Imagem e do Som (MIS), a exposição dos fotojornalistas Rogério Capela e Tiago Navas, que retrata parte do trabalho dos profissionais em seus campos de atuação, seja no jornalismo diário ou no fotojornalismo de aventura.
A exposição fica no MIS até o dia 5 de novembro e faz parte das comemorações do festival Hercule Florence de fotografia, realizado em Campinas durante o mês de outubro e parte de novembro.
Rogério Capela e Tiago Navas mostram, na exposição, o que de real captaram em seus trabalhos por Campinas, pelo Brasil e pelo mundo, com uma mistura de belas imagens pelos quatro cantos do mundo, nesta infinita busca atrás da onda e da foto perfeita, além do dia a dia das ruas e as adversidades do fotojornalismo.
“Participar da foto, viver o acontecimento. A fotografia em seus diversos segmentos é uma tarefa especial. A bela imagem deve transmitir realidade, deve remeter ao passado e fazer com que o receptor viva de novo a emoção que foi sentida por aqueles que presenciaram a cena”, explica Capela.
Festival
O Festival Hercule Florence foi criado em Campinas no ano de 2007 para homenagear o criador da fotografia, que escolheu Campinas para se estabelecer após expedições pelo mundo, em 1830. Florence tornou-se um especialista em reprodução de imagens e criou a polygraphie, a qual simplificava a impressão simultânea das cores primárias.
Em 1832 começou a realizar experiências para elaborar uma maneira de ‘imprimir’ por meio da luz solar em papel sensibilizado com nitrato de prata. Conseguiu como resultado, depois de um ano de pesquisas, realizar cópias fotográficas de desenhos, as chamadas photographie.
Chegando neste ano à sexta edição, o Festival Hercule Florence tem se consolidado como um dos maiores e mais promissores do País, com a abrangência dos distritos e subdistritos, parceria com entidades e apoio de empresas.
Neste ano, tem a realização de dois workshops, oito palestras, 24 exposições e sete oficinas compõem a programação do festival, que acontece durante o mês de outubro com o tema “Um Olhar Estrangeiro”, sobre a forma única de observar de cada ser humano.
Passeio ciclístico, foto escambo, projeções e varais fotográficos são outros acontecimentos que ocorrem durante o mês de outubro em Campinas. Para encerrar o festival, haverá apresentação de Kid Vinil, no dia 25 de novembro, no Sonique.




