A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo Regional Campinas (SOCESP Campinas) promove, em 25 de novembro, palestra sobre a prevenção da morte súbita em pacientes com Miocardiopatia Hipertrófica. O evento é direcionado a médicos e terá como palestrante Edmundo Arteaga, cardiologista do InCor.
A Miocardiopatia Hipertrófica se caracteriza por uma hipertrofia dos ventrículos, que dificulta a passagem do sangue com oxigênio. Transmitida por herança genética ou ocasionada isoladamente, pode provocar a morte súbita no jovem e desenvolver a insuficiência cardíaca no mais idoso.
Na palestra, estarão em pauta as novidades a respeito da doença, os critérios de mau prognóstico do paciente e as orientações para identificar a possibilidade de morte.
“Há uma grande dificuldade em verificar quais pacientes têm maior risco para apresentar morte súbita. Se o paciente tiver determinadas características, deverá ter um acompanhamento especial, além de não poder realizar esforços físicos. Por outro lado, aqueles que têm menor risco podem levar uma vida quase normal, inclusive com prática esportiva recreativa”, alerta o presidente da Regional, dr. Daniel Lages Dias.
Além disso, as alternativas de tratamento (medicação, marca-passo, cateterismo e cirurgia) para a prevenção de morte súbita têm um custo alto e algumas oferecem riscos, devendo ser reservadas para quem realmente precisa.
No Brasil, estima-se que cerca de 300 mil pessoas sofram da Miocardiopatia Hipertrófica, que apresenta sintomas como dor no peito, palpitações e desmaios. “É fundamental que o profissional tenha preparo para identificar a situação de cada paciente e ainda orientar e realizar a possível prevenção, evitando casos como o do jogador Serginho do São Caetano, que sofria desta doença e morreu durante uma partida”, conclui o dr. Daniel Lages Dias.
Serviço
Data: 25 de novembro de 2008
Horário: 20h
Local: Sede da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC)
Endereço: Rua Delfino Cintra, 63 – Centro – Campinas
Gratuito
Informações: (11) 3179-0044




