O governador Geraldo Alckmin assinou na manhã desta segunda-feira, dia 2 de setembro, os contratos de locação e de reforma do prédio onde será instalada a 2ª Delegacia Seccional de Campinas, na rua Osvaldo Oscar Bartelson, nº 713, no Jardim Londres.
Campinas é a primeira cidade do interior a receber uma segunda delegacia seccional. Localizada na região Oeste de Campinas, área mais populosa da cidade, a instalação da unidade vai beneficiar aproximadamente 450 mil pessoas de cerca de 200 bairros, onde se localizam o Campo Grande, o Ouro Verde e o Aeroporto Internacional de Viracopos. A previsão é de que até o final de dezembro deste ano o equipamento já esteja pronto para funcionar.
Durante o evento, o governador elencou outros projetos para a região, com o objetivo de combater a criminalidade. Entre eles está um projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa que prevê o fechamento dos desmanches de veículos que não estejam “rigorosamente” de acordo com a lei; e o pedido de autorização judiciária para encaminhar para reciclagem os veículos apreendidos pela polícia (Campinas tem 9 mil deles). Anunciou também que Campinas sediará o Gabinete de Segurança Metropolitana, juntamente com a central de monitoramento por vídeo.
“Pelo tamanho e importância desta metrópole é que estamos investindo na cidade e alicerçando ações conjuntas com a Prefeitura. Nossa meta é o melhor atendimento à população local”, disse Alckmin.
Sede
A sede administrativa da nova unidade ficará em um imóvel com 1,6 mil metros quadrados de área construída e 5 mil metros quadrados de área para estacionamento. No local vai funcionar também o plantão policial de 24h e agrupar os 6º, 8º, 9º e 11º Distritos Policiais e três novas delegacias especiais, a DIG (Delegacia de Investigações Gerais), a DISE (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) e a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher).
O setor Oeste da cidade é um dos mais vulneráveis à criminalidade, com 25% das ocorrências no primeiro trimestre de 2013 e 70% dos homicídios em 2012.
Além do prefeito e do governador, participaram do evento o secretário estadual da Segurança Púbica, Fernando Grella Vieira; o diretor do Departamento de Policia Judiciária do Interior 2 (Deinter 2), Licurgo Nunes Costa; o secretário municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Luiz Augusto Baggio; a diretora da Agencamp (que coordena o Gamesp), Ester Viana; prefeitos de municípios da Região Metropolitana de Campinas; vereadores, deputados e autoridades policiais da região.
A locação deste prédio vai proporcionar mais tempo para que o governo localize o terreno ideal para a construção do prédio definitivo. A prioridade agora é colocar a delegacia em funcionamento para garantir o atendimento à população.





