21.9 C
Campinas
segunda-feira, dezembro 23, 2024

Novas regras tornam mais difícil a obtenção da 1º habilitação

Data:

Em vigor desde 1º de janeiro, a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito endurece as regras para os futuros motoristas

A partir do dia 1º de janeiro entraram em vigor em todo o país as novas regras para a obtenção da primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Quem quiser se tornar motorista terá que se submeter a 45 horas de aulas teóricas e 20 de aulas práticas.
As aulas sobre legislação de trânsito passam de 12 para 18 horas, as de direção defensiva teve a carga horária duplicada, passando de 8 para 16 e noções de funcionamento do veículo passa a ser de 3 horas e não apenas 2.
A resolução 285 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) tem por objetivo melhorar a formação dos motoristas e reduzir o número de acidentes. No Brasil, o número de mortes no trânsito só perde para as mortes causadas pela violência.
As aulas teóricas, entre outros tópicos, darão ênfase sobre as conseqüências de dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas e outras substâncias psicoativas, cuidados especiais com motociclistas, condução do veículo em situações de risco, condução de motocicletas com passageiro ou carga, cuidados com a vítima motociclista e equipamentos de segurança para motocicleta.
Além disso, os alunos que quiserem se habilitar para conduzir motocicletas deverão fazer aulas práticas em via pública, mesmo em condições adversas como chuva, à noite ou nevoeiro. Antes, as aulas eram feitas somente em circuito fechado e o aluno mal passava da 1º marcha. Mas a implantação dessa regra fica a cargo de cada departamento estadual de trânsito.
Com todas essas alterações a expectativa é que haja um acréscimo entre 20 e 30% no valor cobrado pelas auto-escolas, já que terão que dispor de mais espaço físico, material e também profissionais qualificados para ministrar as aulas.
O estudante Eder Beraldo adiou a matrícula em uma auto-escola e agora está arrependido: “Enrolei, enrolei para tirar minha carteira de habilitação e agora estou frustrado. Eu já achava difícil antes, agora então, ficou bem pior. Vou esperar mais um tempo para ver como isso vai ficar”.

Francisco Lima Neto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Média de mortes por Covid-19 fica acima de 800 pelo 15º dia seguido

  O Brasil registrou nesta terça-feira (22) mais 816 mortes...

Saúde abre vagas para vacinação contra covid-19 sem agendamento

Lista com os centros de saúde que atenderão demanda...

Setor produtivo critica aumento da taxa Selic divulgada pelo COPON

Em nota, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) chamou...

Lula e família obtêm 23ª vitória contra a farsa da Lava Jato

Essa é a 23ª vitória de Lula e sua...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363