18.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Calor exige cuidados especiais com os idosos

Data:

7

As altas temperaturas das últimas semanas colocaram a população em alerta com relação à saúde. Porém, são os extremos das faixas etárias que mais causam preocupação, especialmente os idosos. O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti teve um aumento de 15% de casos gastrointestinais e desidratação no último mês, alguns deles na faixa etária acima de 60 anos.

De acordo com o médico responsável pela Saúde do Idoso da Secretaria de Saúde de Campinas, Rogério de Oliveira Araújo, os idosos acabam não sentindo sede como os jovens e só percebem a desidratação quando ela fica mais grave. “Os mais velhos não têm capacidade termoreguladora, eles têm baixa sensibilidade ao calor”, explica o médico. Além disso, eles se esquecem de tomar água e desidratam mais facilmente com a umidade relativa do ar baixa. “Uma ideia simples é deixar uma garrafa de água por perto. Também é preciso que os cuidadores fiquem atentos e que lembrem da hidratação dos que não têm autonomia”, indica.

Como os idosos fazem uso de muitos medicamentos, há também alteração no metabolismo. “O hipertenso, que faz uso de diurético, tem a urina aumentada e, consequentemente, se não tiver reposição correta, pode ter distúrbio e quando de desidratação”, completa. A ingestão de líquidos deve ser incorporada à rotina, independentemente de o idoso estar em casa ou não. E vale lembrar que refrigerante e cerveja não devem substituir a água.

Caso o idoso tenha sintomas de desidratação, como vertigem, dor de cabeça (cefaleia), sensação de boca seca, suor frio, palpitação, visão turva, hipotensão, deve ser levado imediatamente ao serviço de saúde mais próximo.

 

Outras medidas importantes são o uso de proteção solar, como protetores e chapéus, e evitar exposição ao sol entre 10 e 16 horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Vírus zika pode voltar a se replicar após recuperação, aponta estudo

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio...

Febre Oropouche tem dez casos confirmados no Rio

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio recebeu nessa...

CS São Domingos inaugura unidade do projeto Farmácias Vivas

VivasProjeto promove o cultivo de ervas medicinais no tratamento...

Ministério da Saúde prepara pesquisa para avaliar sequelas da covid-19

O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (11) a...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363