O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, assinou nesta segunda-feira, 8, decreto que regulamenta o potencial construtivo de bens tombados, no qual proprietários desses imóveis poderão obter recursos para restaurá-los. O documento foi assinado ao final da Missa Solene realizada na manhã de segunda-feira, 8 de dezembro, na Catedral Metropolitana de Campinas, no dia da padroeira da cidade.
O prefeito explicou a importância do decreto para a cidade e para a Catedral. A medida, assinada é de caráter geral e implementa mecanismo que fornecerá o restauro e a preservação de todo o acervo de bens tombados do patrimônio histórico e cultural de Campinas, incluindo a catedral.
A assinatura do decreto proporciona à Arquidiocese de Campinas meio eficaz para angariar recursos financeiros para a restauração da Catedral Metropolitana. A partir deste decreto, a Arquidiocese pode buscar empresários que queiram comprar o potencial construtivo da Igreja.
“Com este decreto, aumentamos o potencial construtivo, ou seja, criamos uma condição para que todos os imóveis tombados na cidade possam obter recursos pela lei e serem revitalizados. A Catedral é um belo patrimônio arquitetônico e artístico, além do que é a principal Igreja Católica de nossa cidade”, disse.
O prefeito destacou que Campinas é a primeira cidade a promulgar um decreto como este. “É passo adiante que Campinas dá na conservação e preservação de nossos imóveis históricos”, explicou.
O arcebispo Dom Aírton José dos Santos agradeceu o empenho do prefeito e destacou que o decreto é o primeiro passo no sentido de colaborar com outros prédios tombados. “A Catedral é um símbolo para Campinas, mas o decreto abre para a proteção do patrimônio histórico e cultural de toda a cidade”, disse.
Durante a missa solene, o arcebispo pediu a intercessão da padroeira para que Campinas cultive o solo fértil para a Justiça e Fraternidade. Com capacidade para abrigar 900 fieis, a Catedral recebeu aproximadamente 1,5 mil fiéis, de acordo com a assessoria de imprensa da Cúria Metropolitana. A Igreja Católica celebrou a Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, a mais alta e preciosa festa dedicada a Maria Santíssima, chamada a Rainha de Todos os Santos, a Mãe do Salvador.





