Dia 07/02 sábado, o bloco Unidos do Candinho chega à sua 22ª edição. O Bloco estará na Praça Beira Rio às 14h. Esse ano será diferente, pois não teremos o desfile pelas ruas de Sousas, será feito o grito de carnaval direto na Praça Beira Rio, com intervenções de arte e um grande baile de marchinhas e sambas enredos. O Bloco espera reunir cerca de 800 pessoas. A previsão é que a festa se estenda na praça até por volta das 19h.
Este ano, o Unidos do Candinho sai com o tema “Resistir com Arte”. Porém, diferente de todos os anos, não teremos camiseta temática, usaremos todas as camisetas dos anos anteriores para fazer menção ao tema. A Banda Musical, composta por um coletivo de trabalhadores e usuários, fará um grande Baile para receber a população com marchinhas de carnaval e com os sambas enredos dos últimos cinco anos do Bloco do Candinho. Cerca de 20 pessoas incluindo, funcionários de diversos serviços da Rede de Saúde Mental e usuários prometem mostrar o resultado desta parceria, tocando surdos, caixas, tamborins e chocalhos.
Nesse ano mesmo definido que não teremos camisetas, Cleuza Pena, usuária da saúde mental, fez uma arte, voltado ao tema da água, que não deixa de ser compatível com o tema geral, que traz qualquer forma de resistência através da arte. O desenho mostra a imagem de uma mulher, parecida com sereia, saindo de uma torneira, mostrando que água significa vida, essa foi à maneira de Cleuza mostrar a sua resistência contra a falta d´agua.
O desfile da 22ª Edição do Bloco do Candinho conta com uma grande quantidade de fantasias que foram doadas ao longo dos anos por escolas de samba e diversos foliões de Campinas e região. São cerca de 200 fantasias que serão usadas pelos participantes do Bloco, colorindo as ruas de Sousas. Para que fossem feitos os últimos ajustes das indumentárias, o Ponto de Cultura Maluco Beleza se transformou em um verdadeiro ateliê, contando com uma costureira diariamente.
Além de todo apoio da população para que nosso carnaval fosse possível, agradecemos também o apoio dos órgãos responsáveis por manter a segurança de nossos foliões como: Emdec, SAMU, Guarda Municipal, Polícia Militar, Bombeiros. Agradecemos também a ajuda na infraestrutura montada com o auxilio da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, a Subprefeitura de Sousas, Sanasa, a Ricco Pane e ao Conselho Regional de Psicologia.
O objetivo é mostrar o nosso diferencial no carnaval de Campinas como festa inclusiva e familiar, onde podem brincar sem confusão desde o bebê de colo até o senhor idoso ou cadeirante.
O carnaval, sendo a maior festa popular do país, estimula a convivência por meio da alegria e do samba. E também uma festa onde os foliões podem mostrar sua resistência através dos temas escolhidos por cada escola de samba ou bloco carnavalesco. No Cândido também é uma forma de cuidar da saúde mental dos usuários da rede municipal de saúde mental e de toda a sociedade, incentivando que eles mostrem sua criação e o protagonismo a cada ano no Bloco Unidos do Candinho.
Serviços:
Resistir com Arte – Bloco Unidos do Candinho
Data: 07/02/2015
Horário: 14h
Local: Praça Beira Rio –Sousas




