As vendas no comércio varejista de Campinas registraram alta de 9,83% no mês de maio em Campinas. O aumento se dá na comparação com o mês de abril passado e o levantamento é da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC). A boa performance das vendas no mês é atribuída ao Dia das Mães.
O volume de transações comerciais em lojas da cidade cresceu também em relação a maio do ano passado. A elevação foi de 1,21% no mês e de 3,29% quando se compara apenas o Dia das Mães dos dois períodos. Nesta última comparação o aumento foi de 3,29% e ficou apenas atrás das vendas de Natal.
A análise sobre o levantamento das vendas realizado pela ACIC,apontou mudança de comportamento do consumidor frente ao período de ajuste da economia. As lojas registraram 18,86% de alta nas vendas à vista e retração de 9,49% no parcelamento.
No acumulado de janeiro a maio o faturamento ficou em R$ 5,2 bilhões, queda de 0,29% frente a 2014. Neste mesmo período as vendas caíram 2,02%.
A inadimplência de maio deste ano, apurou o estudo, teve elevação de 9,90% na comparação com maio do ano passado. No acumulado de janeiro a maio a expansão foi de 8,17%. No acumulado dos últimos 12 meses, a inadimplência é de 7,42%. O endividamento é de R$ 197, 8 milhões.
Para o Dia dos Namorados, que é comemorado dia 12, as expectativas do comércio não são positivas devido às medidas de ajuste do governo federal, incluindo aumento de juros.





