19.1 C
Campinas
sábado, setembro 21, 2024

Mais de 54% das crianças foram vacinadas contra a pólio

Data:

A meta é aplicar 60.654 doses até o final da campanha, dia 30 de agosto, o que corresponde a 95% das crianças
A meta é aplicar 60.654 doses até o final da campanha, dia 30 de agosto, o que corresponde a 95% das crianças

A Secretaria de Saúde de Campinas aplicou até segunda-feira, 24 de agosto, 31.360 doses de vacina contra poliomelite, o que corresponde a 54,96% das crianças de seis meses a cinco anos incompletos do município. A meta é aplicar 60.654 doses até o final da campanha, dia 30 de agosto, o que corresponde a 95% das crianças.

 Segundo a coordenadora do programa de imunização, Andrea Barbosa, o resultado da campanha está abaixo do esperado. ”Com isso temos o risco da reintrodução do vírus no país. É importante que os pais e responsáveis levem as crianças para tomar a vacina”, diz a coordenadora. “Em 2014, a meta não foi atingida pelo município, ficando em 80%. Embora o Brasil esteja livre da paralisia infantil, é fundamental dar continuidade às campanhas de vacinação para evitar a reintrodução do vírus no País, uma vez que ele ainda circula em alguns deles”, completa.

 De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 10 países registraram casos de poliomielite em 2013 e 2014, sendo que três deles são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão)

 Pais e responsáveis que ainda não vacinaram seus filhos devem procurar um dos 64 centos de saúde de Campinas até o fim da campanha. Os endereços dos podem ser encontrados no site da Prefeitura de Campinas (www.campinas.sp.gov.br) ou pelo Serviço 156.

 

Esquema vacinal

 Além da campanha anual, a vacina contra a paralisia infantil faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e fica disponível durante todo o ano nos postos de saúde de todo o município. Na vacinação de rotina, a dose é recomendada a todas as crianças menores de cinco anos, aos dois, quatro e seis e 15 meses de idade, além da dose de reforço, aos completar quatro anos. As campanhas são realizadas como oportunidade para atualização do esquema vacinal.

 Atualmente, são ofertados dois tipos de vacina: a VIP (Vacina Inativada Poliomielite), utilizada no início de esquema de vacinação, e a VOP (Vacina Oral Poliomielite), utilizada como dose de reforço.

 

Poliomielite

 A doença é infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Rota das Bandeiras faz interdição neste sábado (21) na altura do Trevo do Laranjão, em Paulínia, para obras de drenagem

A Concessionária Rota das Bandeiras, empresa responsável pela administração...

Flagrantes de fraudes em bombas medidoras de combustíveis têm aumento no valor da multa

Segundo o Inmetro, a ação foi adotada após o...

TRF1 retira acusação contra um dos réus pela morte de Bruno e Dom

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), sediado...

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

A Defesa Civil do estado de São Paulo prorrogou...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363