O prefeito Jonas Donizette divulgou na manhã desta quinta-feira, dia 28 de janeiro, as principais ações que serão adotadas para dotar Campinas de um Projeto de Mobilidade Urbana Sustentável. O estudo foi realizado em parceria entre a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a organização internacional World Business Council for Sustainable Development (WBCSD – Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, na sigla em Inglês).
Os estudos começaram em 2014, com o principal objetivo de pensar nas formas de deslocamentos no município, num horizonte de 10 anos, coincidindo com o Plano Diretor. O encerramento dos trabalhos ocorreu com a reunião técnica entre representantes do WBCSD e da Administração municipal, na manhã desta quinta; e, também, a realização do seminário “Os Desafios da Mobilidade Urbana”, na quarta, 27 de janeiro, no Hotel Vitória. A apresentação dos trabalhos ao prefeito foi feita pelo co-presidente do projeto WBCSD, Stephan Herbst.
“Esta é uma resposta de planejamento para os problemas de mobilidade da cidade. A gente sabe que tem um caminho para seguir. Tivemos uma consultoria, sem custos para o município, que apontaram vários dados interessantes. Agora as ações cabem ao Poder Público, mas já temos a indicação de toda a fonte de financiamento”, revelou o prefeito Jonas.
Ações
Dentre as ações apontadas pelo estudo estão: melhorar as integrações entre diferentes modais de transporte público; melhorar as condições de trânsito atual e no futuro; e dar apoio a implementação do projeto dos corredores BRT no Ouro Verde e Campo Grande.
Algumas soluções já estão em curso. A Administração municipal se prepara para lançar o processo licitatório de projetos executivos e obras do BRT. Desde o ano passado, a população conta com o aplicativo “Busão na Hora”, com horários e itinerários dos ônibus, entre outras funcionalidades, em tempo real. E a preparação de uma nova licitação do sistema de transporte público coletivo municipal também está em curso.
Campinas está implantando o Plano Cicloviário, com a construção de mais de 180 km de ciclovias de uso permanente. O objetivo é incentivar o uso da bicicleta para pequenos deslocamentos e sua integração com o sistema de transporte público municipal.
“Nosso Plano de Mobilidade tem uma visão de futuro do transporte e uma visão de futuro do trânsito. Também estamos desenvolvendo o Plano Viário, olhando para Campinas nos próximos 25 anos. Muitas ações já foram iniciadas”, afirmou o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro.
Projetos futuros
Também será realizado o estudo de viabilidade de um modal de transporte, possivelmente o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), ligando o Centro ao Aeroporto Internacional de Viracopos. Além de ações como: sistema alimentador do transporte; terminais com serviços integrados; melhorias nas paradas de ônibus; prioridade de deslocamento do transporte público; sistema público de bicicletas; carona solidária; e sistema público de compartilhamento de carros.
As ações visam dotar Campinas de um sistema de mobilidade inovador, que atenda a todos os cidadãos, aumentando a possibilidades de escolhas para os deslocamentos das pessoas na cidade. Transporte seguro e fácil, com menos custos, reduzindo emissões de poluentes e de forma mais saudável.
O prefeito Jonas Donizette também pensa, em médio prazo, a possibilidade de adotar um sistema de transporte sobre trilhos, em parceria com o Governo do Estado. “Queremos construir um sistema de transporte público que seja mais prazeroso, na ida e na volta, para a população”, conclui o prefeito.
Outra preocupação apontada no encontro foi com a questão do custo do transporte público. Como equilibrar o fator qualidade com o valor da tarifa, sem a necessidade de subsídio. Alternativas de financiamento do transporte público estão em estudo.
WBCSD
O WBCSD é uma organização internacional que desenvolve o Projeto de Mobilidade Sustentável 2.0 (SMP 2.0). Apenas seis cidades do mundo participam do projeto. Campinas é a única das Américas, junto com Lisboa (Portugal), Hamburgo (Alemanha), Chengdu (China), Bangcoc (Tailândia) e Indore (Índia).
Para os estudos, o WBCSD realizou um mapeamento da mobilidade no município, com 19 indicadores de mobilidade sustentável. Entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015, a organização realizou uma pesquisa online sobre mobilidade urbana, no município.
Foram obtidas 3.582 respostas. Do total, 91,6% foram de pessoas que vivem em Campinas. As mulheres representaram 54% das participações. Mais da metade dos entrevistados, 51,7%, usa o transporte público para se deslocar.
Com base nas respostas, ações foram estudadas entre o WBCSD e a Emdec. Além de transporte público e trânsito, a qualidade das calçadas também apareceu como preocupação dos munícipes.