Os segmentos de gestão ambiental como gerenciamento dos recursos naturais, avaliação de impactos, reflorestamento, pesquisas, fiscalização, monitoramentos entre outros diversos diretamente e indiretamente ligados às questões ambientais, são ferramentas para a conservação e preservação dos recursos naturais, diante ao crescimento das atividades humanas consideradas poluidoras. Tais ferramentas de gestão ambiental se acompanhadas de um programa de educação ambiental ligado ao turismo ecológico, enriquecem essas ações, fortalecem essas ferramentas e as tornam mais completas dando sinergia entre os atores da preservação do meio ambiente que são; órgãos governamentais e não governamentais, industrias e comércio, instituições de ensino e as pessoas em suas comunidades. Os programas de educação ambiental usam como referência os temas ambientais instruindo os participantes através de diversas técnicas. As mais utilizadas são as que usam materiais como; cartilhas, folders, palestras, vídeos, música, arte ente outros, porém, as atividades práticas como os estudos do meio conseguem atingir um resultado ainda melhor, é necessário portanto, a escolha de um ou mais temas relacionados ao ambiente em estudo, como por exemplo, a conservação dos recursos hídricos nas suas nascentes. A informação teórica apesar da sua importância muitas vezes não transparece e não geram impacto e curiosidade, com isso o participante desse programa não consegue visualizar ou até mesmo entender o tema proposto. A diferença está no contato direto com meio em estudo, ouvir o barulho da água, visualizar seu curso, ter o contato físico ou até mesmo beber dessa água após a caminhada até o ponto em estudo. Esse modelo de atividade tem muito mais eficácia do que simplesmente falar em economia, racionamento e poluição, o contato direto faz com que os visitantes se envolvam e sintam a importância do tema estudado. Esse método de educação ambiental terá um resultado ainda melhor se for feito em grupos e com o retorno ao mesmo lugar em uma outra ocasião. Através dessas atividades de campo se desenvolve o senso crítico com relação à situação atual do meio estudado e o que os atores responsáveis pela conservação e preservação estão colaborando. Mostrar o ambiente como ele se encontra através dos estudos do meio é sem dúvida a mais eficaz maneira de criar formadores de opinião das questões ambientais.
Daniel Silveira Ferreira
Gestor Ambiental
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