Apesar de muito comum e corriqueiro tomar um simples cafezinho exige, segundos os baristas, técnicas para seja sempre especial. Ao contrário do que muitos pensam os cafés vendidos em supermercados, por mais caros e embalados por diversas formas, na maioria das vezes não são de qualidade.
Há uma forma muito especial no cultivo de grãos, torra e embalagem, faz com que o café torne de mais qualidade.
As regiões de cultivo de café ficam em sua maioria em plantações na África e Arábia, América Latina e Brasil, e nas ilhas do Pacífico. Como cada uma destas três regiões tem solos, climas e métodos de cultivo diferentes, os cafés produzidos possuem variações de sabor. Cada um deles é um tesouro único. “No Brasil foram feitas adaptações para satisfazer com cafés mais suaves, mistura de grãos para o gosto brasileiro. Cafés grandes não tem muita saída aqui, mas existem os clientes fiéis ao estilo americano. A Starbucks tem ainda alimentos que complementam os cafés como o pão de queijo, com muito mais queijo, muffis, sanduíches e quiches”, explica Adriana Coimbra de Oliveira – gerente de distrito da rede Starbucks.
À medida que você viaja nos sabores que o café lhe proporciona, tente comparar e contrastar os quatro termos de prova que cada um deles oferece:
Aroma é o cheiro que o café tem. Algumas fragrâncias distintas estão diretamente ligadas ao sabor em si do café. Alguns aromas são mais sutis e apresentam até um certo desafio para serem depurados por um provador novato de cafés. Mesmo assim, é importante iniciar suas degustações de café apreciando o seu aroma, já que grande parte do sabor que percebemos deriva do que conseguimos apreender com nosso olfato.
Sorve o café (é como o barulho feito quando tomamos sopa) essa técnica ativa as papilas da língua. Ao nos referirmos à acidez como um termo típico de experimentação de café, referi ao real nível de pH do café, mas apontando uma característica (presente ou não) em determinados cafés que é a de deixar o palato rapidamente limpo de quaisquer vestígios, após ser degustado. Sinta a acidez do café nas partes laterais e na ponta da língua. Cafés de acidez elevada são descritos como vívidos, adstringentes, mas com passagem rápida pela língua, sem deixar muitos vestígios. Cafés de baixa acidez são mais suaves na boca e seu paladar tende a perdurar mais.
Corpo é a sensação de “peso” que o café deixa na língua. Um café com corpo leve vai parecer de paladar leve na sua língua e seu sabor não perdurará por muito tempo. Em comparação, um café encorpado tem peso na sua língua, e o seu paladar permanecerá por algum tempo. Por exemplo, o café da Ásia sentimos a língua mais aveludada.
Sabor é o paladar em si do café. Essa característica parece ficar registrada em várias partes da boca. Frutas cítricas, cacau, chocolate e frutas silvestres são apenas alguns dos sabores que você pode detectar em alguns cafés.
Starbucks Cambuí
A nova loja conta com 230m² de área total com 60 assentos internos e 18 externos no terraço. Tudo para que os clientes desfrutem de um ambiente acolhedor para um momento de descontração ou trabalho, enquanto degustam os mais variados tipos de cafés e acompanhamentos.
Localizada à rua Cel. Quirino, 1067.
Horário de funcionamento: de 2ª à 5ª das 7h às 23h. Sexta das 7h às 24h. Sábado das 8h às 24h e domingo das 8h às 23h.
Por Caroline Nunes