22.9 C
Campinas
quinta-feira, novembro 21, 2024

Radares de projeto experimental vão prever chuvas em Campinas

Data:

radares
Aparelhos vão prever precipitação. (Foto: Fernanda Sunega)

Representando o prefeito Jonas Donizette, o vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, participou na manhã desta quinta-feira, 6, do workshop sobre o início da operação do radar meteorológico e também de apresentação do projeto SOS Chuva, realizado na Unicamp.

“O SOS Chuva é um instrumento que demostra a vanguarda de Campinas como cidade resiliente e que abraça agora toda nossa região. O sistema será capaz de prever tempestades severas. Estão de parabéns as instituições participantes”, disse o vice-prefeito.

Henrique Magalhães Teixeira conheceu o radar que vai operar em Campinas por 24 meses (duas estações chuvosas), em caráter experimental. O equipamento está instalado em frente ao Museu Exploratório de Ciências, na região mais alta da Unicamp.

O radar vai capturar eventos intensos de precipitação que forneçam as bases para o estudo dos processos físicos no interior das nuvens. O objetivo é aprimorar a previsibilidade em curto prazo, a detecção de severidade e a estimativa de precipitação com radar e satélite em alta resolução temporal e espacial.

SOS Chuva

A Prefeitura de Campinas, por meio da Defesa Civil, é parceira do projeto SOS Chuva e será a responsável pela instalação de equipamentos para medição do nível de elevação de rios, ribeirão e córregos da cidade. Os equipamentos funcionarão experimentalmente em vários pontos da cidade, segundo o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.

Ele explica que a Defesa Civil e Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) também estudam inserir os mapeamentos de áreas de riscos dos 20 municípios da região metropolitana no sistema de informações e imagens do radar meteorológico. “Isso daria maior agilidade para o planejamento de medidas relativas aos eventos meteorológicos”, disse Sidnei Furtado.

O lançamento do projeto contou com a participação da Defesa Civil do Estado de São Paulo, que será a responsável pela emissão de alertas para Campinas e as demais 19 cidades da região metropolitana.

O projeto SOS Chuva (Sistema de Observação e Previsão de Tempo Severo) é do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), envolvendo o Cepagri Unicamp e a Universidade de São Paulo (USP).

O workshop foi organizado pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), pelo Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) com apoio da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisas (Cocen).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Saúde entrega para unidades básicas vacina contra Covid-19

A Secretaria de Saúde de Campinas iniciou nesta quarta-feira,...

Bem-Estar Animal realiza 2ª feira de adoção de cães e gatos na Lagoa do Taquaral

Evento ocorre no próximo domingo, 23, no portão 1...

Três linhas de ônibus terão trajetos alterados a partir de segunda, 27

Os usuários do transporte público coletivo que utilizam as...

MPSP obtém liminar para que Campinas elabore planos de manejo para três unidades de conservação

No dia 14 de novembro, a Promotoria de Justiça...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363