18.9 C
Campinas
terça-feira, maio 5, 2026
spot_img

Enem: estudantes elogiam tema da redação e reclamam do cansaço

Data:

Estudantes chegam ao Colégio Santo Inácio, em Botafogo, zona sul da capital fluminense, para o segundo dia de provas do Enem 2016
Estudantes chegam ao Colégio Santo Inácio, em Botafogo, zona sul da capital fluminense, para o segundo dia de provas do Enem 2016

Temida por muitos candidatos,  a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi elogiada por boa parte dos estudantes ouvidos na saída da prova, neste domingo (6). O tema foi “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, seguindo uma tendência de anos anteriores em abordar temas sociais e ligados aos direitos humanos.

Em Porto Alegre, Rodineli Lucas Machado, 38 anos, fez o Enem pela terceira vez para tentar uma vaga no curso de enfermagem. “A  redação foi tranquila, com um tema muito bem abordado, muito fácil de desenvolver. É uma questão global: temos exemplos de antigamente na época da inquisição, temos hoje as religiões ligadas ao Estado Islâmico, e com tantas outras espalhadas pelo mundo, natural que tenha sido esse o tema”, avalia. De forma geral, ele achou o exame deste ano mais fácil do que os anteriores.

Fabiana Nascimento, 36 anos, candidata do Rio de Janeiro, considerou o tema da redação muito polêmico, mas “ótimo”. “Porque quando fala de religião, a gente mexe com o todo. Cada um tem a sua, a gente tem que respeitar. Gostei do tema, mas acredito que tem gente que não tenha gostado, que nunca tenha ouvido falar desse tipo de preconceito sobre religião e o que ele pode causar”. Para ela, os dois textos de apoio apresentados para instruir os candidatos ajudaram bastante quem não conhecia o assunto.

O carioca Gabriel Nunes, 21 anos, que quer estudar filosofia, disse que se saiu bem na redação porque gosta muito do assunto. “Eu acho que fui muito bem, consegui fazer a introdução, conclusão, argumentei bem. Eu sou ateu, mas estudo bastante e no futuro quero me formar em história das religiões porque acho que a religião tem um papel fundamental na nossa sociedade, que a gente não vê”, disse.

Cansaço

No segundo dia de provas do Enem, os candidatos tiveram que responder a 180 questões de matemática e linguagens, além da redação. Ontem (5), no primeiro dia de provas, foram 180 itens de ciências humanas e da natureza.

Clara Castro, 16 anos, fez o Enem como treino e enfrentou mais dificuldade nas provas de ontem, de ciências da natureza. “Tinha algumas coisas que estavam bem complicadas. Tinha que ler duas, três, 4 mil vezes para você conseguir entender o que a questão queria”, conta a candidata do Rio de Janeiro.

Os textos e enunciados longos da prova, que já são uma característica do exame, cansaram alguns candidatos. Lucas Mendes, 21 anos, de Porto Alegre, achou a prova de hoje mais difícil justamente pela quantidade de textos longos. “A prova estava pesada hoje. Mais cansativa, porque tinha mais textos, especialmente em literatura, o que pesou bastante”, acredita. Candidato a uma vaga em psicologia, ele elogiou o tema da redação, que na avaliação dele fugiu do óbvio”. Os professores esperavam assuntos ligados à política e à corrupção, por causa da operação Lava Jato”.

Em Fortaleza, Allana Maciel, 17 anos, disse que os “textos enormes” nos itens de linguagens prejudicaram um pouco o rendimento em matemática. “De Matemática eu gosto, mas não sei se fui muito bem, se estava qualificada. Como havia textos enormes na parte de linguagens, isso acabou cansando a minha mente e, quando chegou em matemática, eu não estava mais com saco para nada. Confesso que algumas questões eu chutei”, conta. Sobre o tema da redação, ela disse que ele foi trabalhado por sua professora em sala de aula às vésperas do exame. “Foi ótimo o tema. Amanhã ela vai fazer uma festa! A prova de linguagens estava perfeita. Foram as duas partes que mais me cativaram”, diz.

Gabriel Nunes, que fez seu primeiro Enem neste ano, também achou a prova cansativa. “Quando você chega na metade da prova, já está cansado de ler, já não consegue ler de maneira focada todas as coisas, acaba pulando uma coisa ou outra e deixa escapar. É preciso muita concentração, muito foco, paciência”, ponderou.

Aluna do Colégio Estadual André Maurois, zona sul do Rio, Ana Carolina Cassiano achou a prova bem difícil. “As questões estavam bem avançadas e, como eu estudo em escola pública, fiquei super perdida. Eu achava que o ensino da escola pública era bom, mas quando eu cheguei no Enem, vi que era o contrário”. Ela quer cursar psicologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Unicamp abre curso gratuito para vestibular com aulas presenciais aos sábados em Campinas

Projeto Universidade Estadual de Campinas oferece 200 vagas por...

Campinas cria comitê permanente para monitorar aprendizagem na rede municipal

Novo grupo vai analisar desempenho de alunos e orientar...

TCESP faz operação surpresa em escolas e almoxarifados de SP

Fiscalização simultânea em 300 cidades mira distribuição de uniformes...

Super-ricos entram em 2026 concentrando mais riqueza que metade da população mundial

Relatório revela disparada histórica das fortunas e expõe impactos...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade