24.9 C
Campinas
quarta-feira, fevereiro 4, 2026
spot_img

PREÇOS AO PRODUTOR SOBEM 1,82% NA TERCEIRA QUADRISSEMANA DE JUNHO

Data:

O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), que avalia os preços pagos ao produtor paulista, subiu 1,82% na terceira quadrissemana de junho. É o que informa o Instituto de Economia Agrícola, ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (IEA/Apta/SAA). O número foi “puxado” pelos produtos de origem animal, que cujo índice aumentou 6,82%. O de produtos vegetais recuou 0,20%.

As altas mais expressivas ocorreram nos preços do tomate (15,78%), da carne de frango (15,56%), do leite tipo C (12,22%), do feijão (9,92%), da carne suína (7,92%) e do algodão (7,79%). No caso do tomate de mesa, a produção foi prejudicada pelo clima (baixas temperaturas), o que reduziu a oferta e elevou a cotação, dizem os pesquisadores Eder Pinatti, José Alberto Ângelo, José Sidnei Gonçalves e Luis Henrique Perez.

A retração da produção de carne de frango pelos produtores fez diminuir a oferta do produto no mercado, observam os autores da análise. Isso motivou o aumento das cotações no período, também pressionadas, do lado dos custos, pelas elevações dos preços da soja e do milho.

Quanto ao leite (principalmente o C), o aumento ocorreu em virtude da diminuição da oferta, já que as pastagens estão com baixa qualidade pela falta de chuva, típica do período. “Essa tendência de alta deve persistir até o final do período de entressafra. Entretanto, o que não se pode precisar é a magnitude desse aumento”, explicam os pesquisadores.

Já a carne suína inverteu a tendência de queda e apresentou forte alta, acompanhando o mercado de produtos de origem animal. “Esse ajuste decorre da reabertura de alguns mercados no exterior e da superação das desconfianças do consumidor interno, face à recente epidemia mundial de gripe”.

O aumento nos preços dos grãos (milho e soja) apresentou redução no ritmo, mas ainda causa impacto nos preços das rações e das carnes, do leite e dos ovos.

As quedas mais significativas foram verificadas nos preços da banana (7,79%), do amendoim (7,77%), da laranja para mesa (5,27%) e do arroz (3,90%).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Polícia Federal e CGU fazem operação contra fraude em serviços de saúde no Piauí

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (25/6), a Operação...

Hospitais privados vão atender o SUS em troca de dívidas com a União

Campinas - Em uma iniciativa inédita que promete desafogar...

Copom decide nesta quarta se pausa ciclo de altas na Taxa Selic

Com a inflação desacelerando, mas alguns preços, como a...

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 130 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.877...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade