Com o slogan \”Excesso de peso sobrecarrega seu coração\”, o Ministério da Saúde dá início à terceira fase da campanha \”Pratique Saúde\”. A nova etapa, veiculada na mídia até o dia 28 de novembro, trará informações educativas sobre hábitos alimentares saudáveis, controle de peso e a importância da prática de exercícios físicos.
O \”Pratique Saúde\”, lançado em outubro, tem como objetivo chamar atenção da população para os cuidados preventivos contra doenças como infarto, derrame cerebral, cânceres, hipertensão e diabetes. São as chamadas doenças crônicas não transmissíveis, que causam 40% das mortes no país. Estudos comprovam que a adoção de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e atividade física, podem evitar essas doenças.
A campanha já teve como tema a hipertensão arterial e o diabetes. O \”Pratique Saúde\” abordará ainda a prevenção ao tabagismo, aids e alcoolismo. A série de peças publicitárias (veiculada em rádios, TVs, cartazes e anúncios de revistas) traz como personagem um coração falante. Ele dá dicas e informações de como prevenir e controlar as doenças crônicas não transmissíveis.
O símbolo, criado com a utilização de técnicas de computação gráfica, representa um dos órgãos mais afetados por essas doenças, o coração. Nos vídeos, o personagem interage com imagens reais do dia-a-dia incentivando a adoção de hábitos saudáveis.
A campanha contribuirá para que o Ministério da Saúde atinja a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) que é reduzir em 2% ao ano o número de mortes por doenças crônicas.
Obesidade – No Brasil, cerca de 38 milhões de brasileiros com mais de 20 anos estão acima do peso. Desse total, mais de 10 milhões são considerados obesos, de acordo com os padrões estabelecidos pela OMS e pela Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO). Dados de 2003 da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) revelam que o excesso de peso afeta 41,1% dos homens e 40% das mulheres, sendo que, desse grupo, a obesidade atingi 8,9% dos homens e 13,1% das mulheres adultas.
O estudo aponta ainda que o excesso de peso dos brasileiros está relacionado ao aumento do consumo de alimentos industrializados e também pela ingestão de grande quantidade de açúcar e gordura.
Para promover ações públicas de promoção da alimentação saudável, o Ministério da Saúde conta com a Política Nacional de Alimentação e Nutrição que trabalha para a prevenção e o controle das principais carências nutricionais – como a falta de vitaminas consideradas fundamentais para o desenvolvimento infantil. Esses programas incluem a distribuição de suplementos de vitamina A para crianças e gestantes nas regiões carentes do semi-árido nordestino e Vale do Jequitinhonha e fortificação da farinha de trigo com ferro e ácido fólico.
Nessa mesma linha, o ministério lançará em breve o Programa Nacional de Suplementação de Ferro. Trata-se da distribuição de sulfato ferroso, em forma de xarope e comprimidos, para crianças, gestantes e mulheres no pós-parto, de todos municípios do país. O objetivo é prevenir a anemia ferropriva, que atinge 50% dessa população e ameaça o desenvolvimento físico e, principalmente, o cognitivo (capacidade de aprendizado).
O Ministério da Saúde lançou em outubro o primeiro Guia Alimentar para a População Brasileira. É a primeira vez que o governo lança uma publicação com informações, dados, avaliações, curiosidades, alertas sobre a alimentação da população brasileira e também dicas de como melhorar o aproveitamento dos alimentos no cardápio do brasileiro. O material é direcionado para a promoção da alimentação saudável e prevenção de doenças crônicas, transmissíveis e infecciosas e orienta o trabalho dos profissionais de saúde nos estados e municípios.
O Ministério da Saúde também trabalha na elaboração de um manual com recomendações para melhorar a qualidade dos alimentos servidos nas cantinas das escolas públicas e privadas. A idéia é evitar o desenvolvimento precoce de obesidade e outras doenças não transmissíveis
Obesidade é alvo da campanha \”Pratique Saúde\”
Data:




