23.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Sinfônica de Campinas e Banda Sinfônica do Exército juntas nesta 6ª

Data:

 

A Orquestra Sinfônica de Campinas e a Banda Sinfônica do Exército interpretam um concerto especial em homenagem aos 75 anos de existência da 11ª Brigada de Infantaria Leve – GLO na próxima sexta-feira, 27, às 20h, no Teatro Castro Mendes. A entrada é gratuita. A apresentação terá a regência do tenente José Roberto Fabiano e do maestro Luís Gustavo Petri. O repertório reúne obras de Beethoven, Carlos Gomes, Ferrer Ferran, entre eles, além da famosa “Abertura 1812”, de Tchaikovsky.

Os regentes

Natural de Perdões, Minas Gerais, o tenente José Roberto Fabiano ingressou no Exército Brasileiro em 1985. Dentre as congratulações recebidas, destacam-se a medalha militar de ouro, medalha corpo de tropa ouro e medalha sargento Max Wolff Filho. Recebeu da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História a Medalha do Mérito Artístico e Cultural. Foi maestro da Orquestra Jazz Sinfônica de Barueri, Mestre de Música na Banda do 15° BIL em João Pessoa-PB e assistente do maestro Benito Juarez na Banda Sinfônica do Exército.

Luís Gustavo Petri é regente titular da Sinfônica de Santos desde 1994. É convidado frequente das mais importantes orquestras brasileiras. Em 2017, dirigiu o sucesso RISCO – Corpo Cidade com o Balé da Cidade de São Paulo. Foi assessor musical da direção artística do Theatro Municipal de São Paulo de 2011 a 2014. Juntamente com Cleber Papa criou o Ópera Curta. Esteve à frente de orquestras na República Dominicana e em Portugal. Foi o vencedor do Prêmio Bibi Ferreira, na categoria de Melhor Direção Musical pelo espetáculo My Fair Lady (2016).

Autores e obras

Considerações do pesquisador Leonardo Augusto Cardoso de Oliveira.

James Barnes

Abertura Sinfônica

 

A composição foi encomendado pela Banda da Força Aérea dos Estados Unidos para comemorar seu 50º aniversário. A fanfarra inicial demonstra o caráter marcial da obra, mas logo após apresenta o cunho festivo da ocasião a qual a obra homenageia.

Ferrer Ferran

Tempestade no Deserto – Sinfonia nº 1

A Invasão do Kuwait – 1º Mov.

A Guerra do Golfo Pérsico começou com a invasão do Kuwait pelas tropas do Iraque em 2 de agosto de 1990 e o Conselho de Segurança da ONU autorizou o uso da força para que o Iraque se retirasse do Kuwait. Os aliados acionaram a Operação Tempestade no Deserto para libertar o país.

 

Tenente Gabriel Ribeiro do Amaral

A Batalha do Tuiuti

Com a missão de organizar a Festa da Infantaria em maio de 1977, o maestro Tenente Gabriel compôs uma música à Infantaria: nascia a Minissinfonia inspirada na grande Batalha do Tuiuti. O tema predominante do início da composição segue presente até o final fazendo referência soldados.

 

Cleber Polido

Duque de Ferro

O dobrado foi inspirado nos principais feitos de Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro. Escutamos representações do Tenente Coronel que combateu a revolta da Balaiada. Na Guerra do Paraguai, o treinamento e a reorganização das tropas sob o Comando de Caxias e a Bandeira do Império Brasileiro quando o Exército Brasileiro ao chegar a Assunção no Paraguai. O desfecho dessa obra se dá com uma breve menção ao hino a Caxias.

 

Maestro Eduardo Pereira

Dmitri Shostakovich

Abertura Festiva, Op. 96

Shostakovich foi um compositor versátil. A Abertura Festiva foi um reflexo desse reconhecimento, pois foi uma encomenda feita pela URSS para a comemoração dos 37 anos da Revolução Russa que deu fim ao regime czarista. Essa é uma das obras mais conhecidas do compositor.

 

Ludwig van Beethoven

A Vitória de Wellington, Op.91

Durante um longo período enquanto durante a vida de Beethoven, o oeste europeu esteve em constantes batalhas territoriais. Nesse contexto, destacamos a figura do Duque de Wellington, que além de Ministro de Estado, foi um soldado que esteve à frente do exército inglês e venceu as tropas francesas em um levante na Espanha.

 

Carlos Gomes

O Escravo – Alvorada

Essa obra nos remete a uma linda imagem do nascer do dia. Escutamos o prenúncio de um dia em que a natureza está presente, com seus cantos de pássaros em uma bela paisagem bucólica. Ao mesmo tempo, notamos as incertezas que o dia nos traz e expectativas de como os conflitos entre os índios serão solucionados.

 

Piotr Ilitch Tchaikovsky

Abertura 1812, Op.49, TH 49

Em comemoração à vitória russa contra as tropas napoleônicas, Tchaikovsky compôs a Abertura 1812. No início da peça, escutamos O Lord, Save Thy People, hino da igreja ortodoxa russa e em seguida o hino francês La Marseillaise, simbolizando a batalha.

 

SERVIÇO

Concerto Orquestra Sinfônica de Campinas e Banda Sinfônica do Exército

Regentes: Luís Gustavo Petri e tenente José Roberto Fabiano.

Quando: 27 de abril, sexta, 20h.

Onde: Teatro Castro Mendes (Praça Correia de Lemos, s/nº – Vila Industrial – Campinas). Telefone: (19) 3272-9359.

Entrada gratuita. Distribuição de ingressos uma hora antes do início da apresentação.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Feira Cultural Afro Mix comemora 20 anos com edição especial na Estação Cultura

Os 20 anos da Feira Cultural Afro Mix serão...

Rabeca Cultural apresenta musical com Gabi Milino e Netto Rockfeller

A Rabeca Cultural apresenta o musical “Poeira Cósmica”, com...

Releitura de clássico de Shakespeare será encenada pelo Grupo Teatral Ômega ‘Sonho de Uma Noite de Verão

O Grupo Teatral Ômega traz para Campinas o espetáculo...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363