24.9 C
Campinas
sexta-feira, novembro 14, 2025
spot_img

Frente Nacional dos Prefeitos entrega reivindicações ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia

Data:

Uma das reivindicações é para o sistema de transporte, que não possui qualquer subsídio público.

O prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, entregou na manhã desta quarta-feira, 5 de agosto, a pauta municipalista para o presidente da Câmara de Deputados, Rodrigo Maia. Entre as reivindicações feitas pelos municípios por meio da FNP estão o apoio federal à área de transportes e a unificação dos pisos mínimos constitucionais de saúde e educação.

Sobre o Programa Emergencial do Transporte Coletivo, em pauta na votação de hoje, a reivindicação é por um novo recorte populacional e uma nova metodologia para a partilha de recursos entre estados e municípios. Os municípios defendem que o repasse emergencial ocorra para as cidades com mais de 200 mil habitantes e não para as com população acima de 300 mil, como o projeto atual.

“Os governantes locais consideram muito importante essa alteração. A maioria dos sistemas de transporte não possui qualquer subsídio público e grande parte dos municípios não têm condições de aportar recursos, principalmente neste momento de enfrentamento à pandemia”, explicou Jonas Donizette.

A outra pauta trata da unificação dos pisos mínimos constitucionais de investimento de impostos em saúde e educação. Hoje, pela Constituição, os municípios têm que investir 25% das receitas em Educação e 15% em Saúde. “O pedido de unificação do percentual em 40% nas duas áreas é excepcionalmente para este ano. Muitos municípios terão dificuldade em cumprir os 25% da educação, em razão da suspensão das aulas presenciais, porém, na Saúde, as despesas estão sendo muito maiores, devido ao enfrentamento à pandemia”, disse o prefeito e presidente da FNP.

Os gestores avaliam que muitos serviços comuns à educação, como limpeza das escolas e transporte escolar, estão suspensos e os governos não estão tendo essas despesas. A ideia é que o excedente passe para a saúde, que este ano é o foco dos gastos públicos.

Outras dois temas entraram em pauta e também são reivindicados pelos municípios: a suspensão dos pagamentos de precatórios durante a vigência da pandemia e a manutenção do auxílio emergencial para famílias carentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Lula reúne ministros ex-governadores e pressiona Congresso por avanço da PEC da Segurança e projeto contra facções

Governo intensifica articulação para aprovar novos marcos legais na...

Bolsonaro tenta encontro urgente com Tarcísio e Cláudio Castro antes de possível ida ao regime fechado

x-presidente busca alinhar estratégias políticas e eleitorais com aliados...

PF conclui inquérito e aponta ligação de ex-deputado TH Joias aliado de Cláudio Castro com facções e tráfico de armas

Ex-parlamentar TH Joias é acusado de intermediar negócios entre...

Inflação desacelera e tem menor alta para outubro em 27 anos, aponta IBGE

IPCA de outubro sobe apenas 0,09%, puxado pela queda...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade