
Campinas conta, atualmente, com 80 leitos de UTI adulto para o atendimento de pacientes que não estejam com Covid-19. A meta para outubro é voltar a disponibilizar 90 leitos, como acontecia antes da pandemia. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 18 de setembro, durante transmissão ao vivo.
Durante a pandemia, o município contou com 56 leitos de UTI não Covid.
“Agora nós estamos aumentando os leitos de UTI para o atendimento de pacientes não Covid. Estamos chegando ao que era normal na questão dos leitos antes da pandemia”, disse o prefeito Jonas Donizette.
Para pacientes com coronavírus, a rede municipal conta atualmente com 131 leitos de UTI adulto, além de outros 63 do Estado e 89 na rede particular. A ocupação na cidade tem ficado entre 60% e 65%. “Nós conseguimos, sem causar nenhuma redução na disponibilidade de leitos para pacientes Covid, melhorar a situação para os demais casos. Esse foi o tema de uma reunião com o Ministério Público do Estado, na qual apresentamos todos os nossos dados. Explicamos que jamais deixaremos de nos preocupar com a pandemia, mas com planejamento e ação equilibrada está sendo possível atender a todos que precisam do sistema de saúde”, explicou o secretário de Saúde, Carmino de Souza