A medida do agendamento foi adotada no período da pandemia, mas com o fim das restrições, o sistema permanece o mesmo.
Os serviços da Prefeitura de Campinas prestados pelo Agiliza, agora só trabalham com agendamento, só que a média de tempo para atendimento já chega a quase 20 dias.
Criado em 2014, pelo ex-prefeito Jonas Donizette (PSB), o objetivo era agilizar o atendimento e reunir num só espaço os serviços da administração mais solicitados pela população: Procon, Sanasa e Porta Aberta. A ideia inicial também era prestar um serviço com rapidez e qualidade, o que não vem ocorrendo ultimamente, pois quem vai até o local constatou que não há movimento que justifique o agendamento.
Segundo os moradores, a demanda não parece ser grande, pois o prédio está sempre vazio. A medida do agendamento foi adotada no período da pandemia, mas com o fim das restrições, o sistema permanece o mesmo.
Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura disse que, os atendimentos nas unidades do Agiliza são feitos por agendamento, desde 2019 (Instrução Normativa 3/2019). A medida foi adotada para garantir um atendimento mais qualificado para o contribuinte, que agora é atendido com horário marcado, sem filas.
A Prefeitura também alega que os contribuintes que comparecem à qualquer unidade sem agendamento, também são atendidos, de acordo com a necessidade e capacidade local. Se a pessoa que não agendou quiser agendar para outro dia, a equipe já faz esse agendamento na hora também.
Mas, na prática o sistema não funciona assim. O aposentado João de Oliveira, morador do Jardim Conceição esteve no local para resolver um problema de IPTU e como não tinha agendamento, não pode ser atendido.