20.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Nutricionista recomenda uma alimentação mais nutritiva e saudável

Data:

salad-2

 

Boa parte das pessoas não dá importância à qualidade da alimentação e se esquece de ingerir alimentos saudáveis. Consumir alimentos industrializados, ricos em gorduras, sal e açúcares e até pular refeições são atitudes que comprometem a saúde e o bom funcionamento do organismo e pode levar a aumentar os riscos de doença. Aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras e praticas de atividade física regularmente.

A obesidade é uma doença que ataca pessoas por causa da alimentação ineficiente através do acúmulo excessivo de gordura corporal e a diminuição no gasto energético. Dentre as causas estão os fatores genéticos, ambientais e psicológicos devido ao sedentarismo e modificações de hábitos para o controle da doença.

O colesterol é uma substância que pode estar presente no organismo produzido pelo fígado e chegar até o organismo proveniente da alimentação. O aumento de colesterol causa preocupação provocando o entupimento de veias e artérias levando ao infarto e derrame. A prevenção está em evitar alimentos fontes de gordura animal como margarina, manteiga, leite integral, creme de leite, queijos amarelos e bacon.

A gastrite é uma inflamação na mucosa do estômago e pode ser classificada como aguda ou crônica.  Ela pode ser por uma infecção causada pela bactéria helicobacter pylori ou o por fator hereditário como stress e má alimentação. Medidas preventivas podem ser adotadas como fracionamento de alimentos e comer mais vezes ao dia em menores quantidades.   Além disso, é preferível excluir alimentos que causam desconforto e irritam ainda mais a mucosa como  exemplo as frituras em geral, doces, bebidas à base de cafeínas, bebidas gaseificadas, bebidas alcoólicas, alimentos ácidos, condimentados e outros.

Má alimentação é déficit de nutrientes, diz nutricionista

A nutricionista Ana Carolina Soares diz que uma boa alimentação se dá pela adequação integral dos nutrientes referentes à necessidade individual do paciente, incluindo bem estar e sem restringir os prazeres que os alimentos proporcionam. “ Os alimentos que devemos consumir com mais regularidade são os isentos de rótulos nutricionais, ou seja, naturais, sem adição de conservantes, açúcares, corantes, adoçantes. Quanto mais natural, melhor será a resposta para o nosso organismo”, explica a médica.

Ela aponta que os alimentos que devemos evitar são aqueles com  maior lista de ingredientes. “Quanto mais componentes químicos e agressivos ao nosso corpo (Açúcares, adoçantes, conservantes, corantes), maior será o malefício”.

Segundo ela, a causa da má nutrição se dá pelo déficit de nutrientes necessários ao nosso organismo e pelo excesso de consumo dos alimentos que agregaram alto teor de farinhas refinadas, açúcares, adoçantes, gorduras e corantes. Os horários independem para interferir neste fator. “A alimentação precisa ser calculada individualmente, fracionando o consumo alimentar de acordo com cada estímulo”, diz.

A má nutrição pode causar diversas doenças e dentre elas a desnutrição, obesidade, alterações nos níveis de colesterol sanguíneo, alteração na glicemia, alteração da pressão arterial, doenças cardiovasculares, como também auxilia negativamente para intensificar doenças neurológicas, entre outras. “A desnutrição se dá pelo déficit de bons nutrientes e muitas vezes pela alimentação acarretada de altos níveis de alimentos refinados, não agregando aporte nutricional adequado ao indivíduo”.

Alimentar corpo e mente

A  obesidade é uma doença multi fatorial. “De início, realizar escolhas saudáveis, com alimentos mais naturais, evitando alimentos industrializados e ricos em compostos agressivos ao organismo”. É importante priorizar alimentos ricos em fibras que causam saciedade e auxiliam na redução da compulsão alimentar. “Exercícios físicos auxiliam no aumento do gasto energético, além de ter uma resposta positiva para transtornos alimentares e picos de ansiedade”, explica.

O corpo precisa ser cuidado integralmente, incluindo corpo e mente, uma vez que, grande parte dos casos de obesidade é causada por problemas psicológicos, traumas, por exemplo. “É de extrema importância o trabalho de uma equipe multidisciplinar para tratar de casos como a obesidade”.

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Pratos e temperos secretos criarão sensações únicas no 2º Festival Gastronômico da Montanha

Faltam poucas semanas para o início do 2º Festival...

1º Festival Gastronômico Sabores da Praia reunirá os melhores e mais conceituados chefs de Ilhabela

O 1º Festival Gastronômico Sabores da Praia – Edição...

Em dezembro, Sabores de Indaiá pela primeira vez em Indaiatuba

O modelo de Feira Gastronômica de Rua chegou forte no Brasil,...

Projeto Cozinha-Escola forma a primeira turma de gastronomia da parceria entre Ceasa, ISA e PUC-Campinas

Dezessete moradores da região do Parque Shalon receberam seus...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363