24.9 C
Campinas
quarta-feira, abril 1, 2026
spot_img

Antigo Fórum vira sede da Secretaria de Trabalho e Renda: promessa de Câmara de Campinas fica para trás

Data:

O antigo Fórum de Campinas, que havia sido anunciado como nova sede da Câmara Municipal, terá um destino diferente: será transformado na Secretaria de Trabalho e Renda, com inauguração prevista só para 2026. A mudança, oficializada nesta terça-feira (1º) pelo governo municipal, gera dúvidas e inquietações sobre o futuro dos serviços públicos e a efetividade do atendimento à população.

O prédio histórico do Palácio da Justiça — que ganhou os holofotes por supostamente abrigar a Câmara Municipal — surpreende com um novo papel. Agora, a administração municipal decidiu concentrar ali os serviços públicos relacionados a emprego e renda, em um posto que só começará a funcionar daqui a quase um ano e meio.

Moradores e servidores questionam a demora para a instalação e o que isso representa na prática: um prédio nobre, que poderia ter um papel político e estratégico, será uma central administrativa que, apesar de essencial, não atende às expectativas geradas.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda ficará responsável por implantar um “posto centralizado de serviços” que, na teoria, promete facilitar o acesso da população a vagas de emprego, cursos e programas sociais. Mas, diante da crise econômica e do desemprego crescente, muitos temem que o novo espaço seja apenas um símbolo vazio, sem a estrutura necessária para dar conta da demanda.

Até lá, os campineiros continuam à espera de políticas públicas eficazes e de melhorias concretas no mercado de trabalho, enquanto o antigo Fórum permanece um cenário de incertezas sobre seu verdadeiro impacto para a cidade.

A prefeitura informou que a adaptação do prédio está em andamento, mas não detalhou prazos, recursos ou estratégias para evitar que o projeto vire mais uma promessa que não sai do papel.

A expectativa é que 30 mil pessoas sejam atendidas por mês no Palácio da Cidade. Nos seis pavimentos do edifício serão instalados mais de 60 serviços de diversas áreas da Prefeitura e de outros órgãos. 
 

Entre eles Sanasa, Emdec, CPFL, Junta Militar, CPAT, Casa do Empreendedor, Secretaria de Trabalho e Renda, o Ceprocamp do Centro, o programa Concilia Campinas, o Juizado da PUC Campinas, o Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital (Deps), a EGDS (Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor) e parte do Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPS).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Crise das bancas no Centro de Campinas opõe Prefeitura, MP e comerciantes

Após pressão política e reação de trabalhadores, governo promete...

Unicamp divulga calendário do Vestibular 2027 com provas a partir de outubro

Inscrições começam em agosto e primeira lista de aprovados...

Clínica odontológica da Faculdade Anhanguera é interditada por risco sanitário em Campinas

Fiscalização aponta falhas graves, ausência de licença e irregularidades...

Transporte Escolar clandestino é alvo de operação e veículos são apreendidos em Vinhedo

Ação conjunta flagra transporte irregular entre municípios e reforça...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade