O Estado de São Paulo já conta com mais de mil farmacêuticos integrantes do Programa e 500 pontos para queixas sobre medicamentos
Na próxima segunda-feira, 13 de novembro, o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP), a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Centro de Vigilância Sanitária (CVS-SP) promoverão mais uma capacitação para farmacêuticos de São Paulo. Após o treinamento, mais 120 farmácias e drogarias em São Paulo serão credenciadas para o recebimento de queixas sobre medicamentos. Até o momento já são 515 estabelecimentos distribuídos em 148 municípios em São Paulo.
Nesses estabelecimentos, a população pode comunicar ao farmacêutico qualquer tipo de problema com medicamento. Alteração na cor ou odor, cápsula com defeito e embalagem danificada são alguns exemplos de desvios de qualidade. Já náuseas, alergias, dores ou incômodos causados por medicamentos são conhecidos como reações adversas e também devem ser comunicados.
Reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Programa de Farmacovigilância – Farmácias Notificadoras atinge todo o Brasil e apenas na capital e interior de São Paulo já alcançou a marca de 22 capacitações no Estado, que resultaram em 1023 farmacêuticos capacitados. O principal objetivo é monitorar a qualidade dos medicamentos em todo o país.
O Estado de São Paulo foi o pioneiro a ter Farmácias Notificadoras, iniciou em 2005 com um projeto piloto e em quase dois anos já é líder em notificações. De acordo com dados do CVS-SP foram 392 notificações até setembro, sendo que a maioria referia-se a desvios de qualidade (ineficácia do produto, alteração de odor e coloração, problemas no rótulo e bula, falhas na embalagem, medicamentos falsos ou sem registro).
As notificações são analisadas pelo CVS-SP, enviadas à ANVISA e, então, ao Centro de Monitoramento Internacional da Organização Mundial de Saúde, que as recebe de 86 países ligados ao Programa Internacional de Farmacovigilância, na Suécia.
Números do Programa
22 capacitações na capital e interior
1023 farmacêuticos capacitados
515 farmácias e drogarias credenciadas
148 cidades abrangidas pelo Programa
392 notificações
Sobre o CRF-SP
Entidade responsável pela habilitação legal do farmacêutico para o exercício das suas atividades, o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo também desenvolve programas de atualização profissional, valorização e reconhecimento do farmacêutico como profissional de saúde e campanhas de saúde voltadas para a população.
Maior instituição representativa da categoria, atualmente o CRF-SP possui cerca de 30 mil profissionais inscritos, o que representa 30% dos farmacêuticos do país.