Com o tema “Chega de Adiar, Procure um Urologista”, a Campanha de Saúde Masculina, realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia, Secção São Paulo (SBU-SP), teve início dia 13 de novembro e vai até 18 de dezembro, em todo o Estado de São Paulo. Urologistas da capital e do interior já estão distribuindo a seus pacientes, familiares e acompanhantes, material gráfico informativo sobre as principais doenças que afetam o homem, como Câncer de Próstata, Hiperplasia (crescimento) Benigna da Próstata, Disfunção Sexual, Incontinência e Infecção Urinárias.
Algumas cidades do interior do Estado reforçarão a Campanha com atividades em locais públicos, distribuindo material gráfico e com a presença de urologistas à disposição da população, esclarecendo dúvidas e informando sobre as doenças masculinas que colocam em risco ou afetam muito a qualidade de vida do homem. Veja a programação de atividades nas principais cidades:
RIBEIRÃO PRETO
Coordenadores: Dr. Rodolfo Borges dos Reis e Dr. Gilberto Saber
Data: 25/11
Local: Novo Shopping Ribeirão
Horário: 10hs às 17hs
Apoio: Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Novo Shopping Ribeirão e Academia Corpore
CAMPINAS
Coordenador: Dr. Nelson Caprini Jr.
Data: 08/12
Local: Bosque dos Jequitibás
Horário: 9hs às 14hs
Apoio: Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas e Prefeitura Municipal de Campinas.
PRESIDENTE PRUDENTE
Coordenador: Edmilson Longhi
Data: 25/11
Local: Calçadão
Horário: 9hs às 12hs
Local: Prudenshopping
Horário: 10hs às 22hs
Apoio: Medicina Preventiva da Unimed
SOROCABA
Coordenador: José Luiz Duque
Data: 9/12 – Lançamento da Campanha em Sorocaba
Local: Ipanema Clube
Horário: 9hs às 13hs
Data: 10/12
Local: Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim
Horário: 9hs às 13hs
OS DADOS SÃO ALARMANTES:
· O Câncer de Próstata é a segunda causa de óbito por câncer no homem no Brasil. No início do ano, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para 2006 era de 47.280 novos casos no país. Ele mata tanto quanto o Câncer de Mama e não existe nenhum programa preventivo do Governo para a doença.
· 50% dos homens sofrem de Hiperplasia Benigna da Próstata após os 40 anos de idade.
· Cerca de 45% dos homens após os 50 anos apresentam algum problema de Disfunção Sexual.
SBU-SP LUTA CONTRA O PRECONCEITO E O DESCONHECIMENTO
A SBU-SP considera o exame preventivo a principal arma para combater as doenças do homem e convida a população para uma luta contra o preconceito, informando e desmistificando procedimentos como o toque retal, fundamental na prevenção do Câncer de Próstata, e pode ser determinante na cura da doença quando ainda detectada na fase inicial.
A qualidade de vida de grande parcela da população é atingida por outros problemas masculinos que não oferecem risco de morte, mas que merecem esclarecimento, pois podem alterar muito a qualidade de vida do homem, afetando suas relações pessoais e profissionais. São enfermidades que podem ser diagnosticadas e tratadas pelo urologista.
A população também pode obter orientações no site www.sbu-sp.org.br e enviar suas dúvidas através do link “Canal Direto”.
Outro objetivo da SBU-SP é pleitear maior atenção das autoridades governamentais para a criação de programas de saúde masculina de grande abrangência e até a criação da Secretaria Especial do Homem, a exemplo do que já existe em benefício das mulheres.




